Foi inaugurada nesta sexta-feira (22) a base de Paranavaí do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu Noroeste. Richa afirmou que a partir de dezembro o governo estadual irá repassar R$ 350 mil por mês para a manutenção do serviço na região.
O Samu é um serviço compartilhado entre os governos federal e estadual e os municípios. O Samu Noroeste começa a funcionar já nesta sexta-feira e vai abranger as regionais de saúde de Paranavaí, Umuarama, Campo Mourão e Cianorte. Os 85 municípios desta região reúnem mais de um milhão de pessoas, que passam a contar com o serviço. Até então, o atendimento móvel eram feitos apenas pelo Siate, do Corpo de Bombeiros.
COMPARTILHADO: O Samu tem gestão compartilhada entre a União, Estado e municípios. O governo federal fornece as ambulâncias e custeia 50% dos gastos. O Estado e os municípios pagam os outros 50%. Com a criação de consórcios de saúde, os municípios diluem custos e repassam cerca de R$ 0,50 por habitante.
Leia mais:
Hospital Zona Norte faz mutirão noturno de cirurgias eletivas em Londrina
Como ficará a dedução dos gastos com saúde após as mudanças no Imposto de Renda?
Envelhecimento da população ampliará demanda por gastos com saúde, projeta Tesouro
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
SAMU NOROESTE – O Samu vai atuar nas quatro regionais de saúde: Umuarama, Paranavaí, Campo Mourão e Cianorte. A central de regulação médica 192 ficará em Umuarama. A instalação aconteceu nesta sexta-feira, na cidade, simultaneamente ao evento de Paranavaí.
Além das quatro regionais - que contam com uma UTI móvel e duas ambulâncias básicas cada - 18 bases descentralizadas serão instaladas na região, com uma ambulância cada: Paranavaí, Cianorte, Campo Mourão, Cruzeiro do Oeste, Altônia, Cafezal do Sul, Icaraíma, Loanda, Nova Londrina, Terra Rica, Cruzeiro do Sul, Rondon, Goioere, Terra Boa, Ubiratã, Roncador e Barboza Ferraz. São 20 ambulâncias de remoção e cinco UTIs Móvel. As chaves das duas UTIs móveis que ficarão em Paranavaí foram entregues pelo governador Beto Richa.