Pesquisar

Canais

Serviços

- iStock
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Circulação do vírus

Número de crianças hospitalizadas por gripe cresce no Paraná

Reportagem local
05 mai 2022 às 18:54
Continua depois da publicidade

Neste período do ano há um aumento de circulação de vírus que causam infecção respiratória aguda, especialmente em crianças e adolescentes. A Sesa (secretaria estadual da Saúde) do Paraná divulga nota técnica para a prevenção da doença e alerta sobre o número de casos. Sars-CoV-2, Sincicial, Rinovírus e Influenza são alguns dos vírus respiratórios circulantes no Estado. De acordo com o Sivep (Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe), mais de 1.677 crianças de zero a 4 anos já foram hospitalizadas de janeiro a abril deste ano com Influenza. O número é 3,6 vezes maior do que o registrado em 2019, que contabilizou 467 hospitalizações para crianças dessa faixa etária. Em 2020 o número se manteve igual ao de 2019 e, em 2021, chegou a 1.218.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Para conter os casos de gripe neste público a Sesa publicou a Nota Técnica Nº 8/2022 com os cuidados gerais para a prevenção da transmissão da doença.

Continua depois da publicidade


“Este ano estamos em uma situação diferenciada quanto às infecções respiratórias. Temos observado um número de ocorrências acima do esperado. Além da pandemia da Covid-19, tivemos a epidemia da H3N2, com o aumento dos casos de Influenza antes do período que normalmente ocorrem. Portanto, nosso cuidado é que as síndromes respiratórias não se agravem, e para isso alguns cuidados são essenciais”, alertou o secretário estadual da Saúde, César Neves.


​​​​​A Nota Técnica orienta pais e responsáveis de crianças e adolescentes para a prevenção e cuidado em ambientes de convívio comum e higienização, além de alertar para os sinais da doença. Elaborado pela equipe de Atenção e Vigilância em Saúde, o documento também aconselha sobre procedimentos a serem realizados. 


Continue lendo na Folha de Londrina.

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade