Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
10 kg a mais=20% de risco

Obesidade sobrecarrega a coluna e pode causar hérnia

Redação Bonde
19 mai 2010 às 13:34

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O número de obesos no Brasil aumentou de 11,4% para 13% segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados em 2009. Porém o que muitas pessoas não sabem é que para ter a coluna afetada não é necessário entrar na categoria de obeso: cada 10 quilos a mais do que o recomendado aumenta em 20% o risco de dor nas costas.

Segundo o fisioterapeuta Helder Montenegro, osteopata e fundador do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral, a obesidade sobrecarrega o peso sobre a coluna vertebral e pressiona os discos, o que pode resultar em uma hérnia de disco no futuro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"É sabido que 85% da população terá ao menos um episódio de dor nas costas ao longo da vida, segundo dados da OMS. Por isso, cuidado com a postura e exercícios físicos – sempre bem-orientados – são importantes para eliminar ou minimizar os desconfortos", explica Helder Montenegro. "Quando o paciente desenvolve a hérnia de disco é preciso fazer uma avaliação para indicar o melhor tratamento."

Leia mais:

Imagem de destaque
Reforçar os estoques

Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano

Imagem de destaque
Brasil

Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS

Imagem de destaque
Estratégia inovadora

Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas


Muitas pesquisas têm mostrado que entre 80 a 90% das hérnias de disco podem ser tratadas sem cirurgia, ou seja, apenas com tratamentos convencionais (fisioterapia e exercícios físicos) e medicamentos prescritos por um médico.

Publicidade


"Quando não há indicação cirúrgica, trabalhamos no primeiro momento para tirar a dor. Depois focamos no fortalecimento e damos orientações para que o paciente tome alguns cuidados no dia-a-dia. Esses cuidados, por serem preventivos, são fundamentais para qualquer pessoa, mesmo as que nunca sentiram dores", explica Helder Montenegro, responsável pela técnica Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral aplicada pelo ITC Vertebral.


Tratamento convencional combinado com exercícios


A Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral une o trabalho da fisioterapia manual com a tecnologia das mesas de tração e descompressão e do Stabilizer - equipamento que condiciona o paciente a usar o músculo transverso do abdômen, e exercícios de musculação. A união de todos esses fatores permite que o paciente não tenha mais dor e inicie um trabalho focado no fortalecimento dos músculos posturais.

Segundo o fundador do ITC Vertebral, depois de tratada a dor, é hora de investir em exercícios físicos como a musculação e o Pilates desde que bem orientados. Fonte: www.herniadedisco.com.br.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo