Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Situação de alerta

Paraná confirma mais 20 casos de sarampo

Redação Bonde
04 out 2019 às 08:44

Compartilhar notícia

- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mais 20 casos de sarampo foram confirmados no Paraná pela Secretaria de Estado de Saúde. O novo Informe Epidemiológico divulgado pela instituição leva em conta o período de 28 de julho a 28 de setembro. Agora, o Paraná já registra, no total, 59 pacientes com a doença.

Segundo Beto Preto, secretário de Estado da Saúde, o Paraná está em alerta por conta da situação do sarampo. "Essa é uma doença viral de fácil transmissão e com possibilidades sérias de comprometimento da saúde do paciente", complementa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Informe apontou ainda que, além dos 59 casos confirmados no estado, outros 270 estão em investigação. Os municípios paranaenses que registram a maior quantidade de casos são: Curitiba, com 45 casos; Colombo, com três e Maringá, Pinhais e Ponta Grossa, com duas notificações. A faixa etária mais atingida pelo sarampo no estado é a de jovens de 20 a 29 anos, com um total de 35 casos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reforçar os estoques

Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano

Imagem de destaque
Brasil

Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS

Imagem de destaque
Estratégia inovadora

Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas


Vacina

Publicidade


Na próxima segunda-feira (7), a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo se inicia. A ação vai estar dividida em duas etapas: de 7 a 25 de outubro a imunização vai ser voltada para crianças de seis meses a cinco anos de idade; já de 18 a 30 de novembro, o objetivo é vacinar jovens de 20 a 29 anos.


O secretário Beto Preto chama atenção para a campanha de vacinação, uma vez que afirma que a vacina "é a única forma de prevenir o sarampo". Para finalizar, o secretário reforça: "O Ministério da Saúde promove essa campanha primeiramente com foco nas crianças de seis meses a menores de cinco anos, mas é importante salientar que todos que ainda não estão vacinados também devem tomar as doses da vacina".

Publicidade


Sarampo


O sarampo é uma doença infecciosa causada por um vírus. Com contágio fácil por meio da respiração, da fala, da tosse e do espirro, a transmissibilidade do vírus é extremamente alta.


Deve-se ficar atento aos sintomas das doenças, especialmente em crianças menores que cinco anos, já que as complicações são graves: pneumonia, encefalite, meningite e outras.

Sintomas - Os sintomas mais comuns que podem indicar o sarampo são: coriza, tosse, febre alta, manchas vermelhas na pele que aparecem primeiro no rosto e depois se espalham pelo corpo, conjuntivite e outros.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo