Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Até dia 24 de setembro

Paraná prorroga campanha de vacinação contra a dengue

Redação Bonde com N.Com
05 set 2016 às 18:37

Compartilhar notícia

- Venilton Küchler/SESA
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Londrina e outros 29 municípios do Paraná seguem disponibilizando doses da vacina tetravalente contra a dengue na rede pública de saúde, até o dia 24 de setembro. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) decidiu prorrogar o prazo de encerramento da campanha de vacinação, iniciada em 13 de agosto. O Estado foi o primeiro do Brasil a adotar a medida para imunizar sua população contra a dengue.

Em Londrina, até o momento, cerca de 23 mil doses da vacina foram aplicadas, o que faz com que o Município se aproxime do índice de 20% do público-alvo apto a receber a dose, que inclui pessoas com idade entre 15 e 27 anos, 11 meses e 29 dias. A meta de vacinação contra a dengue para o Município era de 120 mil doses. No último sábado (3), data prevista para ser o último dia da campanha, foram vacinadas aproximadamente 3.300 pessoas em Londrina. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) designou vinte unidades de saúde da região urbana para atender exclusivamente a demanda da campanha.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin, apesar da mobilização que vem sendo feita, e mesmo com a ampliação de atendimento para vacinação em todas as UBS, a procura pela vacina tem sido baixa por conta de vários fatores. "Essa é a primeira edição da campanha, as pessoas ainda não estão habituadas e mantêm certa resistência. A faixa etária abrangida forma um público jovem que normalmente já é um pouco mais arredio com a ideia de tomar a vacina. Ainda há o fato de que a situação da dengue na cidade hoje se encontra mais controlada, o que também deixa a comunidade mais acomodada", analisou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reforçar os estoques

Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano

Imagem de destaque
Brasil

Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS

Imagem de destaque
Estratégia inovadora

Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas


Visando aumentar o nível de cobertura da campanha, a SMS desenvolveu ações em todas as regiões de Londrina, envolvendo a comunidade escolar de colégios estaduais e realizando parcerias com universidades para imunizar alunos e colaboradores. "A intenção é intensificar os contatos e parcerias com as instituições de ensino da cidade para que possamos mobilizar este público e ampliar o número de vacinas aplicadas", informou o secretário.

Publicidade


Atendimento


Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina, da zona urbana e rural, continuam oferecendo a dose da vacina tetravalente contra a dengue. Cada uma das UBSs oferece a vacina atendendo, em esquema de rodízio por região, duas vezes por semana. Diariamente, a vacina é realizada das 7 às 18 horas, conforme este revezamento. Para tomar a vacina, é necessário levar ao local de vacinação documento oficial com foto, comprovante de endereço e, se possível, a carteira de vacinação.

Para que haja imunização completa, é necessário receber três doses, com intervalo de seis meses entre cada aplicação. Todas as pessoas que forem vacinadas nesta primeira etapa terão as próximas doses garantidas. A vacina foi produzida por empresa francesa e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após 20 anos de pesquisas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo