O extrato de rooibos (Aspalathus linearis) incorporado em produtos de tratamento da pele pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de câncer de pele e eventualmente tardar o aparecimento de tumores malignos, conforme descobertas de um estudo recente da Universidade Stellenbosch, na África do Sul.
Ao usar produtos que contém extratos de rooibos como sabonetes, loções pós-sol e hidratantes, o desenvolvimento de tumores pode ser atrasado, mostra o estudo. "Baixas concentrações da planta podem ser capazes de prevenir o câncer de pele ao interromper a multiplicação de células cancerígenas e remover tais células ao fazê-las se 'suicidarem'", afirmou a Dra. Tandeka Magcwebeba, que conduziu o estudo como parte de seu doutorado em bioquímica.
Uma vez que a pele foi exposta aos raios ultravioletas (UV) do sol, os extratos de rooibos vão remover as células pré-cancerígenas danificadas e também bloquear o crescimento da inflamação, um dos processos que promove a formação de tumores na pele.
Leia mais:
Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano
Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
De acordo com Magcwebeba, é melhor usar os extratos durante os primeiros estágios de desenvolvimento do câncer, quando são mais efetivos em impedir a progressão de células em um tumor. Ela diz que uma das razões para o uso da planta em produtos de tratamento de pele é porque contém compostos naturais chamados polifenóis que possuem propriedades antioxidantes.
Os estudos tiveram foco no uso de extratos da planta em pomadas ao invés de seu consumo em bebidas. "Estudos sobre produtos mostram que o uso tópico é mais efetivo, já que a absorção é mais rápida quando aplicado diretamente sobre a pele", afirma Magcwebeba.
A pesquisa tem como objetivo fornecer conhecimento para o desenvolvimento de produtos tópicos menos invasivos e mais baratos para a prevenção de câncer. A África do Sul tem um dos maiores números de incidência de câncer de pele, e um dos fatores que contribui para o problema é a falta de estratégias de prevenção, além do tratamento, conhecido por ser muito invasivo, caro e com grande taxa de recorrência.
Magcwebeba afirma que o rooibos não só ajuda na prevenção do câncer de pele como também é usado no tratamento de acne, eczema, cólica em bebês, náusea, câimbras, azia, febre e asma, na medicina popular. Também é famoso por aumentar o apetite, reduzir o nervosismo, promover o sono e melhorar o sistema imunológico.