O programa Telessaúde Brasil Redes é uma ação nacional que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único de Saúde (SUS). Na plataforma, os profissionais de saúde encontram orientações sobre as agendas de saúde pública, cursos e capacitações, além de espaço para dúvidas e discussões que podem ser esclarecidas por meio de mensagens de texto, videoconferências e ligação telefônica via 0800.
O programa funciona com núcleos de Telessaúde Técnico-Científicos, já implementados em 11 estados, que estão conectados em rede e oferecem teleconsultorias a aproximadamente 1.500 Unidades Básicas de Saúde.
Na prática, a plataforma permite que profissionais de saúde fora dos grandes centros tenham acesso a capacitação por meio de videoconferência e a discussão de casos clínicos com especialistas de várias áreas. Pela diversidade de atendimento na atenção básica existem situações em que as equipes precisam de apoio técnico e discussões com outros profissionais.
Leia mais:
Acesso à internet pode melhorar a saúde mental de pessoas acima de 50 anos, diz estudo
Hormonologia, sem reconhecimento de entidades médicas, se espalha nas redes e tem até congresso
58 milhões de vacinas da Covid vencem no estoque federal; perda nos municípios é maior
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é neste sábado
Iniciado em 2007 com o Projeto Piloto em apoio à Atenção Básica envolvendo nove Núcleos de Telessaúde localizados em universidades, com a meta de treinar aproximadamente 2.700 equipes da Estratégia Saúde da Família em todo o território nacional.
A médica Jordanna Sant`Anna conheceu o Telessaúde enquanto trabalhava no pequeno município de Palminópolis (GO), que possui aproximadamente 3 mil habitantes. "Fiz algumas capacitações, pois era bolsista do Provab [Programa de Valorização da Atenção Básica, hoje integrado ao Mais Médicos].
Na cidade tínhamos um computador conectado à rede no hospital de referência da região. Os assuntos tinham muito a ver com meu cotidiano na atenção básica". No dia a dia do atendimento, Jordanna também usava a ferramenta como apoio para tirar dúvidas. "Quando eu não tinha como acessar outros profissionais, entrava em contato e eles me respondiam com as possibilidades terapêuticas", conta.
Um dos objetivos do Telessaúde é manter os médicos das regiões mais remotas conectados, além de atualizar e informar os médicos sobre as ações em medicina. "A plataforma ajuda a acabar com a diferença de acesso às políticas públicas de saúde. Acho que durante a faculdade os acadêmicos de medicina já deviam conhecer o Telessaúde e começar este contato com a ferramenta", disse Jordanna.
Os serviços do Telessaúde Brasil Redes são oferecidos aos profissionais e trabalhadores das Redes de Atenção à Saúde no SUS, vinculados a uma unidade de saúde do seu respectivo município.
Entretanto, algumas atividades de tele-educação realizadas e produzidas podem ser assistidas ou acessadas por profissionais e trabalhadores da saúde de forma aberta, mesmo por uma unidade ou profissional de município não integrado ao núcleo de Telessaúde que está oferecendo a atividade. As principais atividades de tele-educação são divulgadas no site www.telessaude.org.br.