Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde tem 30 vagas em aberto para médicos plantonistas. Os novos postos de trabalho foram criados em 2012, por meio da aprovação de um projeto de lei na Câmara, mas ainda não foram preenchidos. O município alega que os profissionais não se interessam pelas vagas por conta do salário inicial oferecido, de R$ 6,5 mil mensais por 30 horas/semana. A atual administração estuda reajustar a remuneração em 12,5%. "O aumento faz parte de uma série de medidas que podem ser adotadas pela prefeitura para valorizar a categoria", explicou o secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri.
Ele explicou que, atualmente, o médico é contratado como promotor de saúde pública pelo município. "O profissional se sente desprestigiado", acrescentou.
A Secretaria de Saúde pretende reajustar o salário inicial do profissional e criar um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) específico para a categoria. "Só assim vamos fazer com que os médicos voltem a se interessar pelos concursos públicos. Os testes abertos pelo município nos últimos anos culminaram em poucas contratações", destacou.
Leia mais:
Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital
Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano
Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Não há prazo para a conclusão do estudo.