Para aprimorar os processos de atendimento à população, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está contratando uma empresa especializada para manutenção de 11 equipamentos de radiologia. Entre eles estão os equipamentos para os sistemas de digitalização, impressoras especiais e os aparelhos de Raio-X dos serviços de Urgência e Emergência e da Maternidade Municipal Lucilla Ballalai.
Atualmente, o município tem sistema de Raio-X no Pronto Atendimento Infantil (PAI), nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), na Maternidade Municipal e no Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho (DST/Aids). Juntos, eles realizam cerca de 450 exames de Raio-X por dia.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin, a Secretaria de Saúde considera imprescindível acabar com as interrupções na realização dos exames de Raio-X por conta de quebra dos aparelhos. "Nós entendemos que é preciso sanar o problema da dispensa de licitação para a contratação de empresas que consertam as máquinas, quando elas estragam. Através do Pregão daremos mais agilidade no conserto dos equipamentos,ininterrupção do atendimento à população e garantiremos o cuidado com os aparelhos", disse.
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O contrato prevê a prestação de serviço de manutenção preventiva e corretiva com o fornecimento de peças. De acordo com a assessora de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, Daniele Zampar, a gerência de pedidos realizou uma ampla pesquisa de editais, pregões e contratos administrativos recentes firmados pelos governos federal e estadual, que tratam desse objeto. Desta forma, os técnicos puderam optar pela contratação única dos serviços de manutenção com fornecimento de peças, mediante orçamento pré-aprovado e em regime de reembolso.
"Essa contratação é inédita na Prefeitura de Londrina, pois nunca houve uma contratação que abrangesse todos os aparelhos de Raio-X, sistema de digitalização e de impressão, no município. Quando se tem um processo regular de manutenção dos aparelhos, aproveita-se melhor a vida útil do equipamento, evitando quebras e garantindo o atendimento à população. Isso porque, o serviço contratado terá até dois dias para retificar o equipamento e, caso precise retirá-lo para o conserto, a empresa se responsabilizará por substitui-lo por outro, ou seja, o atendimento não para", explicou Daniele.
Prazos do processo
No momento, a Secretaria de Saúde finalizou o Termo de Referência contendo os requisitos necessários para a contratação do serviço e, desde a última quarta-feira, (5), a Gerência de pedidos está realizando a cotação de preços. Quando essa fase terminar, a Saúde encaminha o processo à Secretaria Municipal de Gestão Pública, que analisa o pedido, abre o processo licitatório na modalidade Pregão e encaminha a minuta para a Procuradoria-Geral do Município. Após análise jurídica e adequações necessárias, o edital do Pregão é publicado em Jornal Oficial do Município. Todo esse procedimento deve levar cerca de 3 meses, quando o edital será aberto e publicado. O acompanhamento do mesmo poderá ser feito pelo http://www.londrina.pr.gov.br/sistemas/licita/.