O Programa Municipal DST/HIV/Aids visitou 14 bares e casas noturnas no último final de semana em Londrina. Cerca de 400 jovens receberam orientações de equipes do programa sobre a prevenção do vírus HIV e o diagnóstico precoce por meio dos testes rápidos que são realizados gratuitamente em toda rede municipal de saúde.
As próximas ações acontecem nas apresentações do Bloco Bafo Quente: domingo (15), das 19h30 às 22 horas, no Aterro do Lago Igapó, e terça-feira (17), também das 19h30 às 22 horas, na Praça Nishinomiya, em frente ao aeroporto. Na segunda-feira (16), das 16h30 às 22 horas, o trabalho preventivo será na quadra da Escola de Samba Explode Coração, no Jardim Santiago.
De acordo com a gerente do Programa Municipal de DST/HIV/Aids, Hilda de Cassia Baptistotti, foram disponibilizadas três equipes com quatro servidores cada. As equipes visitaram os bares e casas noturnas mais próximas umas das outras. Segundo Hilda, houve boa recepção dos donos e gerentes dos estabelecimentos que permitiram a abordagem.
Leia mais:
Hospital Zona Norte faz mutirão noturno de cirurgias eletivas em Londrina
Como ficará a dedução dos gastos com saúde após as mudanças no Imposto de Renda?
Envelhecimento da população ampliará demanda por gastos com saúde, projeta Tesouro
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
Foram distribuídos panfletos, preservativos e orientações sobre a prevenção do vírus HIV, principalmente durante as relações sexuais, por meio do uso da camisinha. Além disso, eles foram orientados pelas equipes a fazerem os testes rápidos disponíveis na rede municipal, inclusive nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das zonas rurais e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica na Alameda Manoel Ribas, nº 1, região central.
"Esperamos um aumento pela procura dos testes rápidos nas UBS e no CTA, mas principalmente, a conscientização das pessoas sobre a importância do uso de preservativos em todas as relações sexuais", ressaltou a gerente.