Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fique atento

Quem come fora de casa corre mais risco de ter verminose

Redação Bonde
16 ago 2010 às 15:46

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Crianças não são as únicas vítimas das verminoses. Adultos que comem fora de casa também são alvo do problema, pois a ingestão de alimentos mal higienizados e crus é a principal fonte de contaminação por verminose.

A infectologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Ligia Raquel Brito, destaca que é importante redobrar a atenção na hora da refeição feita fora de casa. "Escolha verduras e legumes cozidos e carnes bem passadas, pois o calor destrói os vermes e seus ovos. Além disso, observe a higiene do ambiente e o cuidado dos funcionários no manuseio dos produtos", alertou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Normalmente, as verminoses não apresentam sintomas, mas algumas vezes podem ser confundidos com os da infecção alimentar, como as cólicas abdominais e diarreia. "Outras manifestações comuns da verminose são constipação intestinal, flatulência, náuseas, vômitos, falta de apetite ou muita fome, coceira anal e na pele e, em alguns casos extremos, crises convulsivas", explicou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Novo boletim

Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital

Imagem de destaque
Reforçar os estoques

Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano

Imagem de destaque
Brasil

Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS

Imagem de destaque
Estratégia inovadora

Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos

A especialista ressalta a importância de se fazer exames de fezes periódicos que identificam a presença de ovos e/ou parasitas de grande parte das verminoses que atingem os adultos. As mais frequentes são ascaridíase (lombriga), teníase (solitária), oxiuríase, tricuríase e ancilostomíase (amarelão). Com o diagnóstico a verminose é eliminada com remédios específicos ingeridos via oral. "Se não for possível passar por exames regulares, pode-se ingerir os medicamentos uma vez por ano, de forma preventiva e sempre com orientação médica", concluiu (com TREE COMUNICAÇÃO).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo