Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saúde ocular

Saúde firma acordo para capacitar profissionais em oftalmologia

Agência Saúde
03 set 2015 às 21:07

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia assinou um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Saúde para qualificar profissionais da Atenção Básica em temas relacionados à saúde ocular. O convênio vai capacitar os médicos para atendimentos oftalmológicos principalmente em regiões de vazios assistenciais.

A cooperação vai apoiar os profissionais em exames de refração, prescrição de lentes corretoras, prevenção de cegueira, promoção da saúde ocular, critérios de encaminhamento à atenção especializada, atendimento as urgências oftalmológicas na Atenção Básica, entre outras ações. "Esse acordo vai ampliar a oferta de consultas, além de aprimorar os profissionais para a prevenção e diagnóstico de problemas oculares", destaca o diretor do Departamento de Atenção Especializada e Temática do Ministério da Saúde, José Eduardo Fogolin Passos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


A expectativa é que o Conselho Brasileiro de Oftalmologia organize um curso de ensino a distância para habilitar médicos que atendem em áreas remotas, especialmente nos estados da região norte e distritos indígenas. "Esse documento é um novo marco na saúde ocular porque vai oferecer qualidade e abrangência do atendimento oftalmológico em todo o país", ressalta o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Milton Alves.

Leia mais:

Imagem de destaque
De 2 a 20 de dezembro

Hospital Zona Norte faz mutirão noturno de cirurgias eletivas em Londrina

Imagem de destaque
Saiba mais

Como ficará a dedução dos gastos com saúde após as mudanças no Imposto de Renda?

Imagem de destaque
Análise

Envelhecimento da população ampliará demanda por gastos com saúde, projeta Tesouro

Imagem de destaque
Chips da beleza

Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM

Para definir os detalhes do funcionamento do convênio, serão realizadas reuniões, oficinas de trabalho para discussão de protocolos específicos e validação de materiais. O acordo estabelece ainda que a certificação conferida aos egressos destas formações não concederá título de especialistas em oftalmologia aos profissionais. Os pacientes com casos específicos precisarão ser encaminhados aos oftalmologistas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo