A Secretaria Municipal de Saúde e o Movimento Nós Podemos Londrina, junto com o Comitê de Prevenção da Mortalidade Materno-Infantil de Londrina estão dando prosseguimento na campanha de valorização do cartão da gestante.
A campanha, que este ano tem o tema "Mãe: o cartão da gestante é um direito seu", foi lançada pelo município, no início deste mês. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o problema das mortes maternas e ampliar o debate público sobre os direitos das mulheres relacionados à gravidez e à saúde plena durante todo esse período.
A campanha faz parte das ações voltadas ao dia 28 de maio, Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Neste sentido as Unidades Básicas de Saúde(UBSs), estão realizando ações de orientação em sala de espera, sobre a importância do uso do cartão. Nesta sexta-feira (22), às 8 horas, as orientações serão realizadas com as gestantes que estiverem na UBS Aquiles, Rua Vergílio Perin, 789, Conjunto Habitacional Aquiles Stenghel. A ação será realiza pela equipe da unidade de saúde e residência multiprofissional em saúde da mulher.
Leia mais:
Acesso à internet pode melhorar a saúde mental de pessoas acima de 50 anos, diz estudo
Hormonologia, sem reconhecimento de entidades médicas, se espalha nas redes e tem até congresso
58 milhões de vacinas da Covid vencem no estoque federal; perda nos municípios é maior
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é neste sábado
A coordenadora de Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde, Lilian Nellessen, informou que, além do trabalho de orientação em sala de espera, o tema também tem sido abordado nos grupos de gestantes e outros grupos, como nas visitas domiciliares e durante os atendimentos.
A intenção é incentivar e conscientizar as gestantes com relação à importância do uso, valorização e cuidado com o cartão da gestante. "Esta é uma estratégia que pode garantir melhorias na qualidade do pré-natal, com registros fidedignos da gestação atual e para gestações futuras", destacou.
Lilian informou que também está sendo reforçado, para toda a equipe de saúde, o acompanhamento e preenchimento completo das informações contidas no cartão. "Nosso objetivo é de, cada vez mais, melhorarmos a qualidade da assistência pré-natal prestadas a estas usuárias", disse. Ela informou ainda que também está sendo realizado o esclarecimento para a população de que a gravidez pode ser detectada rapidamente e facilmente pelos testes ofertados pelas Unidades de Saúde.
Sobre o cartão
O Município de Londrina, através do Comitê de Prevenção da Mortalidade Materno-Infantil de Londrina, recentemente atualizou esse instrumento num modelo padrão avaliado por médicos obstetras, pediatras e enfermeiros dos diversos níveis de atendimento. O cartão já está disponível para todos os serviços que atendem as gestantes no município. Nele devem constar dados de todos os atendimentos realizados e exames, preenchidos por médicos, enfermeiros, dentistas e demais profissionais da área da saúde, em qualquer atendimento que venha a ser realizado à gestante/parturiente/puérpera. O uso do cartão pode evitar óbitos maternos, infantis e fetais e é um direito de toda mulher.