Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais segurança a empregadores

Saúde vai mudar emissão de atestados médicos para evitar fraudes em Londrina

Pedro Marconi - Folha de Londrina
21 jun 2024 às 15:02
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A partir de 1º de julho os atestados médicos fornecidos pelas unidades municipais de saúde de Londrina, como UBS (Unidades Básicas de Saúde) e UPA (Unidades de Pronto Atendimento), serão impressos de forma eletrônica diretamente do prontuário do paciente. Atualmente, o documento já tem uma base de informações, que são complementadas pelo profissional a mão, como nome da pessoa, período de afastamento, motivo.


A mudança deverá fornecer mais segurança a empregadores e dificultar a possibilidade de falsificação. “O atestado vai puxar uma série de informações do prontuário eletrônico e vai estar vinculado exclusivamente a um atendimento. É fácil hoje emitir um atestado de um bloco sem que haja vinculação de um atendimento no prontuário eletrônico. Já esse outro vai precisar da senha de um médico para acessar o sistema e virá totalmente preenchido. O médico vai somente assinar e fazer o carimbo. Terão informações relevantes, como horário”, explicou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A alteração já estava no “radar” da pasta, porém, foi adiantada após a prisão preventiva de um homem de 45 anos que vendia atestados médicos falsos com o nome da prefeitura, secretaria e logomarca da UPA Sabará, como mostra a FOLHA nesta semana. Ele vinha sendo investigado pela Delegacia de Estelionatos há quatro meses e foram identificados, pelo menos, 15 documentos forjados neste período, mas acredita-se que o número seja maior. O detido confessou a prática e alegou que havia conseguido um original e que a partir desse produziu os demais. Cada dia de “folga” do comprador custava R$ 50.

Leia mais:

Imagem de destaque
9,3 milhões sem tratamento

Uma pessoa morre por minuto no mundo por causas relacionadas à aids

Imagem de destaque
Investigação

Atores interpretam médicos para vender produtos que prometem resultados milagrosos, diz Cremesp

Imagem de destaque
Uma em SC

Ministério da Saúde investiga quatro mortes suspeitas de febre oropouche

Imagem de destaque
Melhor resposta epidemiológica

De janeiro a junho, Lacen processa 13.298 amostras de vírus respiratórios


“Mais de 90% das unidades já estão utilizando esse sistema informatizado, que tem um atestado próprio que é gerado exclusivamente dentro do sistema. Estamos orientando todas as unidades que usam esta ferramenta para adotarem como protocolo exclusivamente a emissão do atestado por meio do prontuário eletrônico. Evidentemente que em determinadas situações como, por exemplo, a falta de sistema, a queda da internet, nós vamos ter que eventualmente usar o atestado manual, aquele do bloquinho”, frisou.

Publicidade


Conferência

Machado explicou que empresas que têm dúvidas sobre a veracidade do documento ou os dias de ausência no trabalho podem entrar em contato com a secretaria municipal de Saúde.


Leia mais sobre como identificar um atestado falso na Folha de Londrina:


Imagem
Saúde vai mudar emissão de atestados médicos para evitar fraudes
Documento será gerado a partir do prontuário eletrônico do paciente em Londrina; município adiantou projeto após prisão de estelionatário
Imagem
Prefeitura de Londrina quer retirar recursos da saúde para custear aumento salarial da Guarda Municipal
A Prefeitura de Londrina enviou para a CML (Câmara Municipal de Londrina) novas estimativas de impacto orçamentário-financeiro dos PLs (Projetos de Lei) 111 e 112/2024, que aumentam o salário dos guardas municipais.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade