A Secretaria de Saúde de Londrina realizará no dia 21 de agosto o 4º Encontro de Capacitação em Auriculoterapia, técnica terapêutica complementar baseada em pontos localizados na orelha. O trabalho, que começou há oito meses na rede municipal, incentiva a formação de profissionais para o uso desta técnica.
Segundo a assessora técnica da Diretoria de Planejamento e Gestão de Saúde da Secretaria de Saúde, Sônia Hutul, a cidade terá, em breve, um grupo técnico de estudos permanentes em auriculoterapia para levar à frente o projeto. "O grupo deverá ser formado durante o quarto encontro para capacitação em auriculoterapia. A equipe deve ser formada por 15 profissionais."
O processo teve início com um curso de capacitação realizado no final de 2013. Atualmente, algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já oferecem tratamento de acupuntura. "A nova prática vem somar a tratamentos existentes", destacou a assessora.
Leia mais:
Anvisa aprova registro do primeiro medicamento para distrofia muscular de Duchenne
Hospital Zona Norte faz mutirão noturno de cirurgias eletivas em Londrina
Como ficará a dedução dos gastos com saúde após as mudanças no Imposto de Renda?
Envelhecimento da população ampliará demanda por gastos com saúde, projeta Tesouro
De acordo com Sônia, mesmo em pouco tempo, os profissionais envolvidos no projeto têm relatado melhoras e resultados positivos da aplicação da técnica para o tratamento de crises hipertensivas, dores articulares, enxaqueca, ansiedade, entre outros. O objetivo principal da auriculoterapia é diminuir a utilização de medicamentos. "Sendo um tratamento não invasivo, uma terapêutica complementar através de acupuntura no pavilhão auricular, dependendo do caso, pode ter resultados bem positivos. É uma alternativa que vem apresentando excelentes resultados", destacou a assessora.
Hoje, a capacitação técnica de auriculoterapia na Rede Municipal de Saúde está sendo feita pelo médico Eduardo Shiratóri, que integra o quadro de servidores.