A Comissão de Seguridade Social da Câmara de Vereadores de Londrina convidou para participar da sessão ordinária da próxima quinta-feira (10), às 16h30, o secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre a demora no atendimento aos usuários da Unidade Pronto Atendimento (UPA) do Sabará na zona Oeste da cidade, situação agravada pela morte de uma criança no último domingo (29), naquela unidade.
O presidente da Comissão, vereador Gustavo Richa (PHS), explica que o novo convite ao chefe da pasta da Saúde do município foi necessário em razão do não comparecimento do secretário na manhã desta quinta-feira (3), na Câmara de Vereadores, para uma reunião de trabalho previamente agendada pelo grupo.
Ainda de acordo com Gustavo Richa, a Comissão de Seguridade tem buscado contatos com o secretário no últimos dias, visando principalmente discutir soluções para as constantes reclamações de usuários que em algumas situações aguardam entre 8 a 10 horas para atendimento nas unidades de saúde do município. No caso específico da UPA do Sabará, a insatisfação dos usuários somou-se a ocorrência da morte de uma criança na última semana.
Leia mais:
Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado
Usina nuclear de Angra 2 testará produção de remédio contra câncer
Brasil atingiu a marca de 672 mil pacientes que se tratam com cannabis medicinal
Deborah Blando revela que tem fibromialgia há 36 anos
"Apesar dos servidores da UPA garantirem que não ocorreu negligência e muito menos demora no atendimento da criança, é necessário que tudo fique esclarecido", afirmou o vereador, informando ainda que a Prefeitura já encaminhou o caso para análise da Corregedoria do município.
Visita ao Sabará
A ausência do secretário à reunião da Comissão na última quinta-feira levou os vereadores Gustavo Richa (PHS), Tio Douglas (PTB) e Vilson Bittencourt (PSL), a se deslocarem até a UPA Sabará para uma reunião com a equipe da unidade. Na oportunidade foram recebidos pelo diretor de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Eduardo Cristófoli; a gerente da unidade, Fátima Ruiz, o médico Anderson Cesar Urbano e pelo coordenador de enfermagem, Elizeu Rodrigues Mussi.
Ao final do encontro com os vereadores, Eduardo Cristófoli conversou com a imprensa e garantiu que a prefeitura já adotou medidas para contratação de novos médicos com objetivo de reduzir o tempo de espera para atendimento nas unidades de saúde. "A causa principal para a demora é a falta de médicos. Já convocamos cinco profissionais aprovados no último concurso que estarão trabalhando até o final deste mês. Queremos destinar pelo menos três deles para atendimento prioritário na UPA Sabará", informou o diretor.
Paralelamente ao empenho da equipe da secretaria na solução dos problemas pontuais da UPA do Sabará, associada à proposta de realização de um novo concurso para a Saúde ainda este ano; os vereadores que integram a Comissão de Seguridade insistem na reunião com o secretário de Saúde para conhecer o planejamento da pasta.
"Queremos dialogar e ouvir do próprio secretário Mohamad o compromisso com melhorias na área da saúde. Por isso insistimos na sua presença na Câmara para relatar a todos os vereadores o que de fato está sendo feito para melhorar o atendimento à população", disse Gustavo Richa, presidente da Comissão.