Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em caráter conclusivo

Seguridade aprova proposta de regulamento para ouvidorias do SUS

Agência Câmara Notícias
28 mai 2014 às 08:31

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na quarta-feira passada (21) a proposta que regulamenta o funcionamento de ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o País.

O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Dr. Rosinha (PT-PR), para o Projeto de Lei 5028/13, do deputado Décio Lima (PT-SC), que pretende criar um número único, o 222, para todas as ouvidorias.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Rosinha afirmou que optou por um novo texto depois de consultar gestores do SUS sobre o tema das ouvidorias. "Recebemos um estudo realizado pela assessoria jurídica da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) que, em síntese, sugere que a lei federal defina normas gerais a respeito das ouvidorias do SUS", disse o relator.

Leia mais:

Imagem de destaque
De 2 a 20 de dezembro

Hospital Zona Norte faz mutirão noturno de cirurgias eletivas em Londrina

Imagem de destaque
Saiba mais

Como ficará a dedução dos gastos com saúde após as mudanças no Imposto de Renda?

Imagem de destaque
Análise

Envelhecimento da população ampliará demanda por gastos com saúde, projeta Tesouro

Imagem de destaque
Chips da beleza

Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM


Ele descartou o uso do número 222, optando pelo 136. "Uma vez que já existe o serviço Disque-Saúde 136, em uso desde 2011, a lei definiria as normas gerais para a implantação e funcionamento das ouvidorias do SUS, visando à harmonização desse serviço a todos os cidadãos do País", sustentou.

Publicidade


Sistema nacional


Pelo texto aprovado, os serviços de ouvidoria do SUS devem ser estruturados nas administrações federal, estadual, distrital e municipal de forma a compor o Sistema Nacional de Ouvidoria. Esses serviços deverão facilitar a participação do usuário do SUS no processo de avaliação permanente dos serviços de saúde, por meio de sugestões, denúncias, reclamações e opiniões.

Publicidade


Entre as competências do Sistema Nacional de Ouvidoria do SUS previstas no texto estão:
– apurar permanentemente as necessidades e interesses do usuário;
– detectar, por procedimentos de ouvidoria ativa e direta, a avaliação dos serviços de saúde;
– encaminhar as denúncias aos órgãos competentes para as providências necessárias.


Em relação ao funcionamento dos serviços de ouvidoria, o substitutivo determina o zelo por agilidade e qualidade nas repostas às demandas do usuário, objetividade e imparcialidade no tratamento das informações, além do direito ao anonimato nas denúncias recebidas pela Ouvidoria.

Publicidade


Pelo texto, integram o Sistema Nacional de Ouvidoria do SUS entidades privadas, conveniadas ou contratadas que participam de forma complementar do SUS.


Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, já foi aprovado pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo