Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Neste mês

UEL começa a fazer exames gratuitos de DNA

Auber Silva - Equipe Bonde
09 jul 2014 às 15:22

Compartilhar notícia

- Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em preparação desde agosto de 2013, o laboratório de exames de DNA da Universidade Estadual de Londrina (UEL) vai entrar em funcionamento neste mês. Os primeiros testes serão demandados pelo Ministério Público (MP) e pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).

Em julho deverão ser feitos cerca de 30 exames. "Ainda falta um equipamento cuja licitação fracassou, mas mesmo assim vamos pegar um emprestado e entrar em operação em caráter de experiência", afirma a professora Maria Helena Fungaro, que ao lado de Maria Angélica Watanabe, também docente do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UEL, coordena o laboratório.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A previsão é que sejam oferecidos exames gratuitos de paternidade ainda neste ano. No momento, só serão realizados os testes pedidos pelo MP e pelo TJ-PR. O local de coleta do material genético ainda não foi definido, mas o Hospital das Clínicas (HC) é o favorito por já contar com a estrutura necessária.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reforçar os estoques

Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano

Imagem de destaque
Brasil

Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS

Imagem de destaque
Estratégia inovadora

Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas


Quando estiver em pleno funcionamento, o laboratório terá capacidade para realizar entre 200 e 300 testes a cada três meses. Mais profissionais também serão contratados para trabalhar no local. Atualmente, as atividades serão conduzidas pelas duas docentes, ambas professoras doutoras.

Parte dos recursos para a compra de equipamentos, reforma e manutenção do laboratório vem do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), órgão ligado ao Governo do Paraná. Em dezembro passado, o Diário Oficial do Estado anunciava um repasse de R$ 500 mil por meio do FIA.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo