Quem tem de 18 a 65 anos e sofre há pelo menos três meses de perda olfativa após contrair Covid-19 pode participar de uma pesquisa desenvolvida pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) no GEM (Centro de Excelência em Pesquisa, Ensino e Atenção à Saúde), que está buscando tratamento para lidar com o problema, que ainda afeta milhares de pessoas no pós-pandemia.
O GEM é uma clínica de otorrinolaringologia formada por alunos de iniciação científica da UEL e profissionais da área médica, coordenada pelo professor e médico otorrino Marco Aurélio Fornazieri, do Departamento de Clínica Médica.
Para participar, além do critério de idade, a pessoa não pode ter histórico de acidente com trauma na cabeça, de perda olfatória antes do novo coronavírus, não pode sofrer de sangramento ou tumor nasal e não deve portar doenças como epilepsia, rinossinusite crônica, Parkinson, Alzheimer, esquizofrenia e perda grave de memória. Os pesquisadores procuram 30 voluntários.
Leia mais:
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
A pesquisa foi desenvolvida pelos estudantes de IC (Iniciação Científica) do curso de Medicina Renato Rubia Garcia Junior e Gabriela Hyppolito dos Santos, pela monitora Amanda Beatriz Costa da Silva Bernardino e pelas doutoras em Patologia Experimental Natália Medeiros Dias Lopes e em Ciências da Saúde Ellen Cristine Duarte Garcia, ambas pelas UEL.
O objetivo é avaliar a eficácia do uso de PRP (Plasma Rico em Plaquetas) concomitante ao treinamento olfatório para o tratamento da perda da capacidade de sentir cheiro após a contaminação por Covid-19 e observar os impactos na qualidade de vida dos pacientes. O PRP é uma concentração colhida do próprio paciente com efeitos anabolizantes e anti-inflamatórios, que ajudam o organismo na cicatrização e recuperação. Ainda serão observadas as diferenças entre a aplicação do PRP aliada ao treinamento olfatório e o treinamento isolado.
Quem tiver interesse pode procurar o projeto até março de 2024. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 98262-7085 e (45) 99936-6305.