Uma vacina contra os quatro tipos de dengue já está em fase de testes em humanos no Brasil há duas semanas, segundo o infectologista Reynaldo Dietze, diretor do Núcleo de Doenças Infecciosas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que coordena o estudo.
Segundo ele, a pesquisa é uma parceria entre a universidade e o Laboratório Sanofi Pasteur, acompanhada pelo Ministério da Saúde. Os 23 voluntários que já receberam as doses não apresentaram reações adversas. "Acompanhamos todos eles e nenhum teve reações", afirmou Dietze.
Ao todo, 150 pessoas serão submetidas aos testes em Vitória. Depois disso, a vacina será testada em outras capitais, em uma maior quantidade de pessoas. Esse processo deve demorar cerca de um ano e meio. Dietze explicou que a vacina é feita a partir de um vírus vivo modificado geneticamente. "É como se pegássemos o pedaço de um e colocássemos em outro. Isso desliga a patogenicidade do agente e ele não consegue causar a doença", explica.
Leia mais:
Anvisa aprova registro do primeiro medicamento para distrofia muscular de Duchenne
Hospital Zona Norte faz mutirão noturno de cirurgias eletivas em Londrina
Como ficará a dedução dos gastos com saúde após as mudanças no Imposto de Renda?
Envelhecimento da população ampliará demanda por gastos com saúde, projeta Tesouro
Segundo o infectologista, se os testes saírem conforme o esperado, a vacina servirá contra todos os tipos de dengue e, após a conclusão dos estudos, a comercialização será discutida entre o laboratório e o Ministério da Saúde.