Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Campanha nacional

Vacinação gratuita de meninas contra o HPV começa nesta segunda

Redação Bonde
08 mar 2014 às 09:59

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A partir da próxima segunda-feira (10), Unidades Básicas de Saúde de todo o País começam a ofertar a vacina contra o HPV. A vacinação será dirigida a meninas de 11 a 13 anos e protege contra o papilomavírus humano (HPV), responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. A doença é a terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil.

"Estudos mostram que a efetividade da vacinação nessa faixa etária diminui a incidência da doença a médio e a longo prazos, reduzindo a mortalidade por câncer de colo de útero", explica João Luís Crivellaro, coordenador do Programa Estadual de Imunização da Secretaria da Saúde. No Paraná a meta é meta é vacinar 80% das adolescentes nesta faixa etária.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Podem tomar a vacina adolescentes nascidas entre os dias 11 de março de 2000 a 10 de março de 2003. A ação será realizada por meio do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, que incluiu a vacina contra HPV no Calendário Nacional de Vacinação a partir deste ano.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reforçar os estoques

Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano

Imagem de destaque
Brasil

Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS

Imagem de destaque
Estratégia inovadora

Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas


Esquema de vacinação

Publicidade


A vacina é quadrivalente, ou seja, previne contra quatro tipos de HPV. Dois deles (os tipos 16 e 18) são responsáveis pela maioria dos casos de câncer colo-uterino no país. A recomendação do Ministério da Saúde é que a vacina seja tomada antes da iniciação da vida sexual, para que a jovem não tenha tido um possível contato com o vírus.


O esquema de vacina proposto pelo Ministério da Saúde é diferenciado, pois serão aplicadas, ao todo, três doses. A primeira dose será durante a campanha, que começa dia 10 de março e segue até 10 de abril. A segunda dose será aplicada seis meses depois, ou seja, em setembro e outubro. A terceira e última é necessária após cinco anos, a contar da aplicação da segunda dose.

Publicidade


Londrina


Em Londrina, a Secretaria de Saúde espera vacinar vacinar 12 mil meninas de 11, 12 e 13 anos de idade.


Para realizar a vacinação é preciso que as adolescentes estejam acompanhadas por seus pais ou responsáveis. Esta normativa segue o Estatuto da Criança e do Adolescente. Elas devem estar munidas da carteirinha de vacinação e, caso ainda não a tenham, podem apresentar a carteira da UBS que frequentam. Aquelas que não tiverem cadastro em alguma UBS devem levar um documento de identificação (RG).

Para o primeiro mês da campanha, o governo estadual encaminhou 4.900 doses da vacina. O segundo lote deve ser enviado a Londrina em abril e reposto de acordo com a demanda.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo