Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Conheça fontes naturais

Vitamina D: saúde que vem do sol

Redação Bonde com assessoria de imprensa
23 set 2015 às 15:13

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ele sempre teve fama de mau. Por isso, aprendemos a fugir dele. Além disso, o estilo de vida moderno, em que passamos a maior parte do tempo em ambientes fechados, contribui para nos manter longe do sol. Mas o que antes era visto como benéfico, agora pode ser a causa de uma série de doenças. Isso porque a carência de vitamina D - produzida pela pele em resposta à exposição aos raios ultravioleta - já é considerada uma epidemia e atinge mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. "Vivemos uma época de super proteção ao sol. A maioria não sabe, mas alguns hábitos modernos, como dirigir sempre com os vidros fechados, evitar o sol ao máximo e até mesmo passar protetor solar em excesso, prejudicam a síntese da vitamina D", explica o bioquímico Marcos Kozlowski, responsável técnico do LANAC – Laboratório e Análises Clínicas.

Os benefícios do pré-hormônio na prevenção de doenças ligadas aos ossos, como raquitismo infantil e a osteoporose, já são conhecidos e comprovados, mas agora, novas pesquisas relacionam os baixos níveis de vitamina D com o aumento dos casos de câncer, depressão, diabetes e outros distúrbios. "O exame que mede a concentração da vitamina D no organismo, antes deixado de lado por muitos, já teve aumento de 50% nas solicitações no último ano", revela Kozlowski.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Uma pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia pode servir de alerta. O estudo revelou que as mulheres do sul do Brasil são as que apresentam maior deficiência da substância no organismo (77% das curitibanas acima de 50 anos sofrem com a carência de vitamina D). Durante o inverno - com a predominância de dias cinzas e nublados - é preciso ficar ainda mais atento aos níveis do pré-hormônio no organismo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Acesso à internet pode melhorar a saúde mental de pessoas acima de 50 anos, diz estudo

Imagem de destaque
Tratamento?

Hormonologia, sem reconhecimento de entidades médicas, se espalha nas redes e tem até congresso

Imagem de destaque
Lamentável

58 milhões de vacinas da Covid vencem no estoque federal; perda nos municípios é maior

Imagem de destaque
Alerta

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é neste sábado

Alguns alimentos podem fornecer a vitamina D, como peixes oleosos (salmão, atum, sardinha), cogumelos, gema de ovo, sucos e cereais enriquecidos artificialmente. Mas a exposição ao sol continua sendo a melhor forma de se obter vitamina D. "É claro que não podemos esquecer que as radiações solares provocam manchas e apressam o envelhecimento, além de constituir a principal causa do câncer de pele. Mas ficar exposto ao sol, sem protetor solar, durante 15 minutos, já é capaz de garantir uma boa dose de vitamina D", recomenda o bioquímico.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo