Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sem erros!

13 dicas para uma alimentação saudável e equilibrada

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33
Comece sempre pela salada, pois ela contribui para a sesação de saciedade - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ter o hábito de fazer refeições desequilibradas pode trazer doenças como desnutrição, obesidade, síndrome metabólica, diabetes, entre outras. Geralmente esse desequilíbrio é causado quando as pessoas comem com pressa e ingerem muito líquido durante a refeição, além de exagerar no sal, açúcar e molhos. As carnes gordurosas e as frituras também fazem parte da lista de 'vilões'.

Para não errar na alimentação, é preciso driblar as tentações e seguir alumas dicas básicas:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1- Evite almoçar tarde ou muito tempo depois da última refeição. Caso contrário, a fome será maior e, consequentemente, o consumo de alimentos também.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"


2- Analise todas as opções disponíveis antes de começar a servir os alimentos no prato. Se não tomar essa medida, pode acabar optando por um pouco de cada e a refeição fica desequilibrada (exagerada!).

Publicidade


3- Comece sempre pela salada, pois ela contribui para a sensação de saciedade. Dê preferência às hortaliças cruas porque retêm mais minerais e vitaminas.


4- Não beliscar entre as refeições: o hábito de beliscar não deixa "registros" nem físicos, nem mentais, o que "permite" que comamos mais do que devíamos.

Publicidade


5- Escolha os pratos quentes de forma equilibrada. Evite consumir arroz, batatas e massas na mesma refeição, pois são do mesmo grupo alimentar e fornecem carboidratos.


6- Prefira opções diferenciadas de cada grupo alimentar ao menos três vezes por semana. Assim, você consome nutrientes diferenciados.

Publicidade


7- Não caia na tentação de pegar todas as variedades de carnes presentes no cardápio.


8- Corte as frituras e dê prioridade aos alimentos assados, grelhados ou cozidos em água ou vapor.

Publicidade


9- Se você gosta de peixe cru, prefira os preparados na hora e em um restaurante japonês de boa qualidade. Afinal de contas, esse tipo de carne deteriora com muita facilidade.


10- Coma devagar e mastigue bem os alimentos.

Publicidade


11- Evite ingerir líquidos durante as refeições. O excesso de bebidas dilata o estômago e dilue o suco gástrico responsável pela digestão. Se você não consegue abrir mão dos líquidos na hora das refeições, tome apenas um copo de 200 ml e prefira os refrescos naturais (os sucos são mais calóricos).


12- A sobremesa não precisa ser excluída da refeição. Caso tenha se alimentado com comidas pesadas, como a feijoada, escolha uma sobremesa à base de frutas ou frutas secas. No entanto, se a refeição for mais leve, a sobremesa pode ser um doce, o qual contribuirá com o aporte energético da refeição. Detalhe: não exagere na porção!


13- Salada de fruta e gelatinas são opções menos calóricas. Quem não resiste a um pedaço de bolo ou outros doces deve optar por uma fatia fina. Mas fique atento, nada de complementar as delícias com chantili ou creme.

"O bom senso na hora de escolher os alimentos é fundamental para atender as necessidades nutricionais. Dessa forma deve-se evitar alimentos calóricos e servir pequenas porções para evitar o consumo excessivo. Comer bem e de forma equilibrada é fundamental para manter uma vida saudável", complementa a nutricionista do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade