Algumas pessoas param de tomar refrigerante e optam pelas bebidas gaseficadas, mas se enganam se acham que estão fazendo um bom negócio. Estas bebidas têm menos calorias mas têm praticamente o mesmo tanto de açúcar.
Uma lata de refrigerante de cola tem mais de 30 gramas de açúcar, que ultrapassa a quantidade diária recomendada pela Organização Mundial da Saúde. Há outras opções podem parecer melhores, mas as vezes não são.
Por exemplo, o chá gelado industrializado. Ele tem pouco daquilo que vende: chá. Têm muito açúcar, ainda mais quando o sabor do chá é considerado amargo. Uma garrafa de 250 ml pode ter mais de 25g de açúcar. O ideal mesmo, se você adora tomar um chá durante o trabalho, é fazer durante a noite com ervas secas - se frescas, melhor ainda. Em uma medida sua para a bebida, coloque metade de água quente com a erva dentro e deixe em infusão por 10 minutos. Complete o restante com água gelada e coloque na geladeira. No outro dia, está pronto para levar onde quiser.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Os sucos engarrafados também podem ser uma armadilha. Principalmente se vem escrito que "contém o néctar da fruta". O néctar da fruta é a parte que fica com maior quantidade de açúcar. Além dos conservantes para manter por mais dias nas prateleiras. Os melhores sucos são aqueles denominados integrais, que são feitos com maior quatidade de fruta possível.
Uma opção saudável para substituir o refrigerante é a agua frutada. Em um recipiente com água você pode adiciona cascas de laranja lavadas, pedaços de limão, capim limão ou hortelã. As combinações você pode criar. Mantenha a mistura gelada e com os ingredientes dentro sempre. Quando a água acabar, é só colocar mais.