Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Alimentação adequada reflete na saúde bucal; confira alimentos amigos

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
28 jan 2019 às 16:48
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No início do ano muitas pessoas resolvem adotar hábitos mais saudáveis recorrendo às dietas. A mudança pode ser benéfica, mas se conduzida por um profissional da área. Do contrário, há riscos inclusive para a saúde bucal.


Quem adere a uma dieta da moda como a do jejum intermitente - no qual a pessoa fica horas sem se alimentar – está mais sujeito à diminuição do pH, importante para controlar a acidez da boca.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Quando ficamos muito tempo sem comer ocorre uma queda acentuada no pH interferindo na acidez, e por consequência, na probabilidade do surgimento da cárie e erosão dental. Para amenizar o problema, a recomendação é beber bastante água", explica a cirurgiã-dentista e conselheira do Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo), Sandra Kalil Bussadori.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"

Imagem de destaque
Vida mais saudável

Probióticos e prebióticos: saiba quando usá-los para equilibrar a saúde intestinal


Como a nutrição interfere em todo o funcionamento do corpo, qualquer alteração nos hábitos alimentares causa impactos. "Dietas muito restritivas, por exemplo, podem provocar diminuição ou ausência de alguns nutrientes e vitaminas essenciais para a manutenção da saúde bucal, favorecendo o aparecimento de infecções", alerta a cirurgiã-dentista.

Publicidade


Outro cuidado necessário é com a ingestão exagerada de certos alimentos, mesmo sendo saudáveis. "As frutas ácidas, se consumidas em excesso, podem causar a erosão dental - que é o tipo de lesão em que ocorre perda de estrutura dental através de reação química", conta Bussadori.


Para amenizar e até mesmo evitar o processo de erosão, a recomendação é tomar um copo de água ou realizar um bochecho com o líquido. Na sequência, recomenda-se fazer a higienização. "A indicação é esperar, pelo menos, uns 30 minutos para a escovação utilizando sempre uma escova de dente macia ou extramacia, fio e creme dental", diz a cirurgiã-dentista.

Publicidade


Dietas que podem trazer benefícios


Algumas dietas, por outro lado, podem ser bastante benéficas para a saúde bucal, com a inclusão de determinados grupos de alimentos. Entre eles, os que são ricos em fibras como os grãos, vegetais e algumas frutas. Os lácteos também são fontes importantes para manter a boca saudável, segundo a especialista.

Publicidade


"Os alimentos fibrosos evitam a formação de placa bacteriana e os lácteos contribuem para saúde por conta do cálcio e das proteínas. Tem ainda os que são ricos em vitamina C, excelentes antioxidantes para aumentar a imunidade, mantendo as gengivas saudáveis", aponta a Bussadori.


Vale ressaltar que além da dieta é necessário manter bons hábitos de higiene e a atenção deve ser redobrada com as crianças. "No caso delas, a higienização costuma ser menos eficiente e se elas têm uma dieta com muito açúcar podem ficar mais suscetíveis à cárie dental".

Publicidade


Com a adoção de dietas saudáveis, higienização da forma correta e visitas regulares ao dentista é possível manter a silhueta e a boca mais saudável.


A especialista listou 10 alimentos que podem fazer bem para a saúde bucal

Publicidade


· Maçã


· Pera

Publicidade


· Morango


· Brócolis


· Abóbora


· Goiaba


· Tomate


· Espinafre


· Iogurte

· Kefir


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade