Afinal de contas, uma dieta balanceada pode reduzir o risco de pegar gripe? A especialista em nutrição do programa educacional de prevenção e nutrição da Universidade de Medicina da Pensilvânia, Lisa Hark, diz que sim. Para ela uma boa dieta pode reduzir espirros, nariz entupido, irritação de mucosas e até evitar o contágio pelo vírus da gripe.
Ela explica que uma alimentação saudável amplia as defesas e reforça o sistema imunológico. Porém, não devemos esperar que as doenças nos atinjam para só então mudarmos nossos hábitos alimentares. É preciso rever o estilo de vida alimentar antes que o vírus ataque.
Lisa Hark frisa que é indispensável consumirmos alimentos saudáveis e não suplementos vitamínicos na tentativa de repor os nutrientes perdidos com o desgaste diário. "Uma alimentação diversificada é muito melhor do que suplementos para prevenir a gripe. Com eles conseguimos todo um pacote nutricional. Assim, comer uma laranja é melhor do que tomar vitamina C porque a laranja oferece-lhe um conjunto de nutrientes - magnésio, potássio, vitamina B6 e flavonóides ricos em antioxidantes", orienta.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Mesmo sabendo que a vitamina C é importante para um sistema imunológico saudável, os estudos não mostram que tomar doses massivas de vitamina C possa reprimir o vírus da gripe. "O nosso sistema imunológico é o que nos protege de infecções virais, e os alimentos que comemos têm um impacto muito significativo na capacidade de combater vírus como o da gripe".
Outra ponto a favor das frutas e legumes, é que eles contêm diversas vitaminas e flavonóides, que trabalham em conjunto com a vitamina C para tornar o organismo mais saudável.
Uma das formas mais simples de aumentar a ingestão de frutas e legumes é incorporar sucos naturais à dieta. Prefira sucos 100% naturais, que são menos calóricos e têm açúcar in natura (frutose).
Dieta saudável
Uma dieta balanceada, que inclua carnes magras, peixe, legumes, laticínios magros, cereais e frutos secos, fornece os nutrientes necessários para ter um organismo saudável. E um corpo saudável tende a possuir um sistema imunitário forte.
Fontes proteicas como carnes magras, lactcínios, ovos são especialmente importantes porque fornecem os aminoácidos que o corpo precisa para construir os componentes do sistema imunológico. Mantenha-se afastado de açúcares e gorduras, como as gorduras saturadas.
Outras formas de prevenção
Manter uma alimentação saudável é somente uma das atitudes necessárias para ter uma vida saudável. Outras medidas - que devem estar presentes no seu dia a dia - ajudam a prevenir a gripe e outras doenças. Confira:
Lave as mãos - Suas mãos estiveram em contato com germes durante todo o dia. A melhor forma de livrar-se deles é lavá-las vigorosamente sempre que chegar da rua. Também lave as mãos antes de preparar as refeições, depois de mexer em carnes cruas e antes de servir os alimentos. Certifique-se que todos à mesa seguem as mesmas práticas de higiene.
Descanse - Hoje em dia a maioria das crianças e adultos não dorme o suficiente. Quando o corpo não descansa o suficiente, existem maiores probabilidades de adoecer.
Vacine-se contra a gripe - Lisa Hark diz que independentemente da idade, a vacina contra a gripe é sempre um excelente meio de prevenção. A vacinação é especialmente importante para pessoas idosas com problemas respiratórios.
Faça exercícios - Quem pratica esportes adoece com menos frequência. O exercício é importante durante todo o ano, mesmo durante o inverno. Tenha um plano para manter-se ativo: caminhe, corra, vá à academia ou pratique natação. Enfim, escolha a atividade que mais gosta e mexa-se! Não se esqueça de levar suas roupas de treino quando viaja, praticamente todos os hotéis possuem academias e piscinas cobertas.