Junto com a estação mais quente do ano chega sempre uma preocupação: será que estou em forma para usar biquínis e shortinhos? E é nesse momento que começa a corrida em busca dos exercícios mais eficientes e de dietas milagrosas! Para ajudar as pessoas que desejam passar o verão em paz com o seu corpo e com a sua consciência, o nutricionista André Pellegrini, do Centro de Bem-Estar Levitas, dá algumas dicas de alimentos e pratos que podem contribuir para alcançar a forma ideal, sempre levando em consideração o mais importante, a saúde.
"É inevitável essa preocupação com a boa forma em cima da hora, pois sabemos que é com a proximidade do verão que as pessoas experimentam uma roupa que está guardada no armário há meses. Mas é importante frisar que dietas radicais podem desequilibrar o organismo. Por isso, é importante contar com a ajuda de um profissional para indicar a melhor dieta. Também não podemos esquecer de que a estação requer atenção especial com a hidratação do corpo. Com esses cuidados todos estarão prontos para curtir bem essa época do ano", diz Pellegrini.
De acordo com o profissional, a principal dica é aliar uma alimentação leve e balanceada a exercícios físicos frequentes. "Desenvolvi um cardápio em cima de uma redução do volume de carboidratos que não compromete o treino físico, mas ajudará a reduzir medidas", explica o nutricionista. Pellegrini ressalta ainda que esta é uma opção para pessoas sem restrições alimentares.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Abaixo, segue sugestão de cardápio com aproximadamente 1800 calorias:
Café da manhã
- 1 copo de iogurte desnatado pronto para beber;
- 1 torrada integral com 1 fatia fina de queijo branco;
- 1 fruta (1/2 papaya ou 1 maçã, ou 1 fatia de melão).
Lanche da manhã
- 3 biscoitos integrais tipo água e sal;
- 1 copo de suco light de soja;
* Caso tenha feito exercício antes desta refeição, acrescentar 1 barrinha de cereais ou 1 bananinha com açúcar.
Almoço
- 1 prato de salada de folhas e legumes com 1 carne;
* Dicas: para sair da rotina "salada + grelhado", uma opção é trocar o grelhado por: carpaccio, kani kama, mussarela de búfala light ou queijo branco picado, tiras de frango ou peixe, atum enlatado light;
- 1 copo de suco natural sem açúcar.
Lanche da tarde
Opção 1 - salada de frutas + 3 castanhas do Pará;
Opção 2 - 1 pote de iogurte natural desnatado + 3 colheres de sopa de cereal matinal integral ou 2 colheres de sopa de granola;
Opção 3 - 1 copo de vitamina de leite desnatado batido com frutas (morango, maçã, frutas vermelhas, mamão).
* Para as pessoas que praticarem exercício neste intervalo, tomar 1 copo de suco natural sem açúcar assim que sair do treino.
Jantar
- ½ prato de salada de folhas e legumes;
- 2 colheres de sopa de arroz integral;
- 1 porção de carne (preferência para peixes) ou ovos.
Serviço:
www.levitas.com.br