Que o carnaval é sinônimo de agitação e de muita disposição, isso todo mundo sabe. O que muitas vezes passa despercebido aos foliões são os cuidados necessários com a alimentação, a fim de que nada atrapalhe a festa. Para aguentar os dias de folia, vale optar por refeições leves para manutenção da energia mental e dos músculos. Além disso, uma das recomendações fundamentais é a hidratação corporal, possível por meio do consumo de água, água de coco ou sucos naturais. É indicado que sejam ingeridos de 4 a 5 copos de água a mais do que o consumido habitualmente e, em casos de transpiração excessiva, na qual ocorre a perda de minerais, o mais indicado é a ingestão de água de coco e bebidas isotônicas. É importante, ainda, evitar sucos industrializados e refrigerantes, ricos em açúcar e conservantes.
Antes de sair de casa, o folião precisa se alimentar bem e evitar alimentos com alta quantidade de gordura, uma vez que retardam o processo de digestão. Maionese, requeijão, carnes gordurosas, frituras, doces calóricos, entre outras opções, precisam ser substituídas para que não haja indisposição ou aumento do cansaço.
Alimentos flatulentos, que provocam a formação de gases, cólicas e desconforto também precisam ser abolidos. Alguns exemplos são: a couve, o brócolis, a couve-flor, o milho e o abacate. Segundo a docente do curso de Nutrição da Unopar, Aline Menezes Tiburcio Roque, os doces em geral também devem ser evitados, por possibilitarem a fermentação pelas bactérias intestinais, ocasionando os gases. "O ideal nesse período é fazer refeições com base em frutas, massas com molhos à base de tomate fresco, pães integrais e cerais para fornecimento de energia", completa.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Para garantir disposição, a especialista indica um preparado composto por 200 ml suco de laranja, 1/3 de cenoura picada, 1 polpa de açaí congelada e 1 colher (chá) de guaraná em pó. Mesmo seguindo o cardápio indicado, é importante que o folião consiga alimentar-se de três em três horas para evitar a queda de glicose no sangue.
Abaixo, a professora oferece algumas sugestões para àqueles que queiram dicas de cardápios leves e que reponham a energia durante o circuito.
Café da manhã
· 1ª opção
Pão integral com queijo tipo cottage ou minas frescal light e peito de peru defumado com um copo de suco natural
· 2ª opção
Salada de frutas com iogurte natural desnatado e aveia
· 3ª opção
Torradas integrais ou pão integral ou cookies integrais com um copo de suco natural
· 4ª opção:
Leite desnatado batido com fruta e aveia em flocos
Lanches
· Barra de cereal
· Biscoitos (preferência por integrais, tipo cookies)
· Frutas frescas ou secas ou sucos naturais (sem adição de açúcar, se possível).
Almoço ou jantar
· Macarrão ao sugo
· Bife grelhado
· Batata assada
· Peixe grelhado
· Salada de folhas
· Legumes cozidos ou arroz integral
· Frango cozido ou grelhado
· Salada de folhas e legumes cozidos.