Causador de doenças como câncer, problemas respiratórios diversos e AVC, o tabagismo é um problema de saúde pública em todo o mundo. A doença é responsável por cerca de 200 mil mortes por ano apenas no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para quem está deixando ou pretende parar de fumar, existem alguns alimentos saudáveis que podem ajudar no controle da vontade de acender um cigarro.
Aposte no leite e em derivados
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
O leite é um importante aliado para evitar o vício. Sua ingestão altera o sabor do cigarro. Além disso, estimula a produção de serotonina, o nosso hormônio da tranqüilidade, que inibe a ansiedade do fumo.
Invista no levedo de cerveja
O levedo de cerveja é uma das maiores fontes naturais de vitaminas do complexo B. "Essas substâncias agem no sistema nervoso controlando a ansiedade causada pela falta de nicotina, o que auxilia quem está largando o vício", explica a nutricionista, Paula Castilho. O suplemento pode ser consumido em pó ou em cápsulas.
Tome suco de laranja
Quando fumamos regularmente, perdemos uma grande quantidade de vitamina C, e nosso corpo costuma compensar essa falta com alguns elementos não naturais que recebe da nicotina. "É por isso que, para pararmos de fumar de maneira mais rápida, é muito importante começarmos a receber mais Vitamina C por meio do consumo de sucos cítricos como o de laranja ou das próprias frutas", explica a especialista.
Coma Brócolis
O alimento é importante na prevenção de doenças pulmonares. Ele tem fibras que ajudam a produzir mais serotonina no momento da digestão. "O brócolis ajuda principalmente quem gosta de fumar depois do almoço ou jantar", diz Castilho.
Consuma aveia e arroz integral.
Devido ao alto conteúdo de selênio, mineral com alto poder antioxidante, a aveia e o arroz integral eliminam radicais livres provocados pelo fumo. "Por causa de suas características, eles também ajudam na prevenção do câncer", ressalta a nutricionista.
Beba água
É fundamental beber muita água. O consumo ideal é de pelo menos 1,5 litro por dia. A bebida ajuda o organismo a aumentar a frequência urinária, o que contribui para eliminar toxinas.