Pesquisar

Canais

Serviços

- Reprodução
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Saiba mais

Alimentos que ajudam a dormir melhor e prevenir a insônia

Redação Bonde
16 fev 2015 às 14:35
Continua depois da publicidade

A insônia é um distúrbio persistente que prejudica a capacidade de uma pessoa adormecer ou, ainda, de permanecer dormindo durante toda a noite. Pessoas com insônia geralmente começam o dia já se sentindo cansadas, têm problemas de humor e falta de energia e têm o desempenho no trabalho ou nos estudos prejudicado por causa deste distúrbio. A qualidade de vida da pessoa, em geral, costuma ficar comprometida pela insônia.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Muitos adultos apresentam insônia em algum momento da vida, mas algumas pessoas têm insônia crônica, que pode perdurar por um período de tempo muito maior do que o normal.

Continua depois da publicidade


A insônia pode ser, ainda, um distúrbio secundário causado por outros motivos, como doença ou uso indevido de medicação.


Segundo a Organização Mundial da Saúde, 40% da população dorme mal e apresenta algumas das 80 síndromes listadas pela Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono. No Brasil, em pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira do Sono, 53,9% dos indivíduos queixam-se de insônia e aproximadamente 43% continuam cansados durante o dia.


Com isso, a qualidade de vida é diretamente afetada.

Continua depois da publicidade


Reprodução
Reprodução


De acordo com a Dra. Rosana Souza Cardoso Alves, coordenadora do Departamento Científico de Sono da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), as causas de noites mal dormidas são variadas, de fatores ambientais até genéticos.


A boa notícia é que uma alimentação saudável pode agir positivamente nesse quadro. "Se você tem dificuldades na regularidade e na frequência do seu sono, alimentos ricos em triptofano não podem faltar em suas refeições. Esse aminoácido regula os níveis de serotonina no cérebro, diminuindo a atividade do organismo e contribuindo com o relaxamento do corpo", explica a nutricionista Carla Mariano, do Hospital Metropolitano Lapa, em São Paulo.


"Também é importante consumir o que é rico em melatonina, um hormônio importante para estimular o repouso", garante a especialista.


Confira os alimentos que influenciam na qualidade do sono.


(Com informações Mdemulher)


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade