Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Alimentos que ajudam a dormir melhor e prevenir a insônia

Redação Bonde
16 fev 2015 às 14:35
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A insônia é um distúrbio persistente que prejudica a capacidade de uma pessoa adormecer ou, ainda, de permanecer dormindo durante toda a noite. Pessoas com insônia geralmente começam o dia já se sentindo cansadas, têm problemas de humor e falta de energia e têm o desempenho no trabalho ou nos estudos prejudicado por causa deste distúrbio. A qualidade de vida da pessoa, em geral, costuma ficar comprometida pela insônia.

Muitos adultos apresentam insônia em algum momento da vida, mas algumas pessoas têm insônia crônica, que pode perdurar por um período de tempo muito maior do que o normal.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A insônia pode ser, ainda, um distúrbio secundário causado por outros motivos, como doença ou uso indevido de medicação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"


Segundo a Organização Mundial da Saúde, 40% da população dorme mal e apresenta algumas das 80 síndromes listadas pela Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono. No Brasil, em pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira do Sono, 53,9% dos indivíduos queixam-se de insônia e aproximadamente 43% continuam cansados durante o dia.

Publicidade


Com isso, a qualidade de vida é diretamente afetada.


Reprodução
Reprodução


De acordo com a Dra. Rosana Souza Cardoso Alves, coordenadora do Departamento Científico de Sono da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), as causas de noites mal dormidas são variadas, de fatores ambientais até genéticos.

Publicidade


A boa notícia é que uma alimentação saudável pode agir positivamente nesse quadro. "Se você tem dificuldades na regularidade e na frequência do seu sono, alimentos ricos em triptofano não podem faltar em suas refeições. Esse aminoácido regula os níveis de serotonina no cérebro, diminuindo a atividade do organismo e contribuindo com o relaxamento do corpo", explica a nutricionista Carla Mariano, do Hospital Metropolitano Lapa, em São Paulo.


"Também é importante consumir o que é rico em melatonina, um hormônio importante para estimular o repouso", garante a especialista.


Confira os alimentos que influenciam na qualidade do sono.


(Com informações Mdemulher)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade