11/12/19
º/º
Sabe quais?

Alimentos que passaram de mocinhos para vilões

A correria do dia a dia é inegável, mas a fadiga e o cansaço crônico não são normais. É seu corpo sinalizando que algo não está certo, e isso pode ter a ver com a alimentação. O médico Rafael Freitas, idealizador do Doutor Nature, aponta três alimentos que podem ser a causa dessa falta de energia e explica:

Soja processada

Vendido como um alimento saudável e alternativo ao consumo de produtos de origem animal, ela pode causar sérios problemas devido aos altos níveis de fitoestrogênios. Tais substâncias interferem nas glândulas adrenais, podendo ocasionar modificações físicas nos homens – aumento de peso, diminuição do desejo sexual e fertilidade – e câncer de mama nas mulheres. Outro problema é a quantidade de goitrogênicos, substância prejudicial à tireoide e que pode levar a um quadro de hipotireoidismo.

Suco de clorofila
A grande quantidade de clorofila no suco é a justificativa para comercializá-lo como um alimento saudável, mas é isso mesmo que o torna um inimigo do organismo: nosso corpo não está condicionado para processá-la.

Goji berry
As goji berries contêm em sua composição lecitinas – proteínas que afetam o sistema imunológico e evitam que o corpo lute contra as bactérias contidas nesses próprios aminoácidos. Dessa forma, o organismo precisa gastar mais energia para combater os agentes estranhos. "Infelizmente, eliminar por completo a lecitina da alimentação é quase impossível, pois são encontradas em produtos básicos como grãos de trigo, tomate e batata. Mas evitar as goji berries já é um bom começo", indica o especialista.

Para ganhar energia
Pesquisas descobriram o poder dos polifenóis – substâncias encontradas em alimentos de casca e polpa escuras -, capazes de dar energia, acelerar o metabolismo, queimar gordura e reinstaurar a resistência e vitalidade física, sem provocar taquicardia ou choques como outros produtos energéticos. "Frutas como romã, blueberry e amora são riquíssimas em polifenóis", explica Freitas.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
comentários
Continue lendo
Veja as dicas!

Prática de exercícios físicos exige cuidados no verão

Veja mais e a capa do canal