05/08/20
25º/13ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Veja o resultado

Associação avalia seis marcas de água de coco no mercado

A bebida refrescante, que é popular apenas nas cidades litorâneas, a água de coco conquistou os centros urbanos depois que passou a ser comercializada em caixinhas. O produto é pouco calórico e possui diversos nutrientes - vitaminas, minerais, aminoácidos, antioxidantes - que tornam a água de coco um agente de muitos benefícios ao organismo. No entanto é importante enfatizar que hipertensos e diabéticos não devem consumir a bebida em excesso, já que ela possui naturalmente em sua composição sódio e açúcar.

No Brasil, o consumo de água de coco chega a alcançar 64 milhões de litros por ano, ultrapassando o volume de bebidas energéticas vendidas no país. Por isso, a PROTESTE, Associação de Consumidores, avaliou seis marcas de água de coco vendidas em território nacional. Foram avaliadas as marcas: Do Bem, KeroCoco, Obrigado, Coco do Vale, Sococo e Ducoco. Foram diversos quesitos: rotulagem, acidez, presença de açúcar e micro-organismos e análise sensorial.


O teste identificou que algumas afirmações presentes no rótulo, como "100% coco praiano", "sem conservadores" e "sem adição de açúcar", podem induzir o consumidor a uma interpretação errada. É o caso da Sococo, vendida como um produto natural, mas que traz entre os seus ingredientes sacarose e metabissulfito de sódio, substância que pode inclusive desencadear crises de asma em pessoas que já sofrem da doença.

Já a marca Ducoco traz a mensagem "0% gordura e colesterol", fazendo marketing para uma característica que toda água de coco possui naturalmente. Em contrapartida, como exemplo positivo nesse quesito, podemos citar a marca Obrigado que cumpre as alegações "sem adição de açúcar" e "sem adição de conservadores" à risca.

Em relação ao modo de conservação, as marcas Obrigado e Do Bem deixaram a desejar, já que não só omitem orientações sobre o armazenamento do produto como também não alertam sobre o perigo à saúde quando essas indicações não são seguidas, como prevê a lei.

O teste constatou, ainda, que das seis marcas testadas, quatro (Coco do Vale, DuCoco, KeroCoco e Obrigada) não apresentam a data de fabricação na embalagem. Por lei a informação não é obrigatória, mas permite que o consumidor opte por bebidas que tenham sido produzidas a menos tempo.

Já na análise da veracidade das informações, algumas marcas apresentaram uma variação na rotulagem superior aos 20% permitidos. A Coco do Valle e DuCoco mostraram diferenças de mais de 30% para sódio e potássio. E a Sococo chega a ter 64% a menos de sódio do que o informado na rotulagem.

Nos últimos testes, realizados pela Associação, foi constatado um problema recorrente no setor alimentício: a falta de veracidade nas informações dos rótulos. Esse tipo de conduta configura oferta enganosa e de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a oferta e apresentação de produtos deve assegurar informações corretas sobre suas características, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde dos consumidores.

Visando o fim dessa prática, a PROTESTE enviou os resultados do teste a Anvisa, pedindo fiscalização e ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, pedindo que sejam determinadas as adequações das embalagens.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
CoronaVac
Mais cinco centros no Brasil iniciam testes com vacina chinesa
05 AGO 2020 às 15h40
Neste sábado
Agendamento para vacina contra o sarampo em Londrina já está liberado
05 AGO 2020 às 15h15
Veja a lista
Mais Médicos tem 121 vagas para 81 municípios do Paraná
05 AGO 2020 às 12h58
Confira
UBS do jardim Santiago reabre após reforma
05 AGO 2020 às 10h45
Temporários
Brasil abre 21 mil leitos de UTI durante pandemia, mas oferta ainda é desigual
05 AGO 2020 às 10h33
Pandemia no Brasil
Contágio acelerado de Covid-19 completa 15 semanas no Brasil, indicam cálculos
05 AGO 2020 às 10h04
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados