Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Aperitivo saudável

Azeitona ajuda a combater o mau colesterol

Redação Bonde
02 ago 2010 às 09:28

Compartilhar notícia

A azeitona possui alto teor de gorduras monoinsaturadas, que beneficiam a saúde -
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O combate à obesidade e outras doenças relacionadas ao excesso de peso tem sido amplamente discutidos pela sociedade médica. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que mais de 115 milhões de pessoas sofram de problemas ligados à obesidade.

No Brasil, cerca de 40% da população está acima do peso. Boa parte desses brasileiros apresenta colesterol alto. Mas em muitos casos, basta uma boa dose de exercícios e mudança de hábitos alimentares para perder peso e sanar doenças relacionadas à obesidade. Entre os alimentos mais eficientes no combate ao mal colesterol, por exemplo, estão a azeitona e o azeite de oliva.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O colesterol total é composto por dois tipos, o HDL, conhecido como colesterol bom e necessário para o corpo, e o LDL, o vilão que precisa ser controlado, pois pode causar o entupimento de veias e artérias, levando ao infarto de miocárdio e derrame.

Leia mais:

Imagem de destaque
Especialistas comentam

'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes

Imagem de destaque
Suplementação sem acompanhamento é perigosa

Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso


A azeitona e o azeite são excelentes para substituir alimentos ricos em gordura saturada, considerada ruim para a saúde, presente em produtos de origem animal, como manteigas, leite integral e derivados, carnes gordas e frituras em geral.

Publicidade


De acordo com a nutricionista Fabiane Veltrini, da Vale Fértil, as azeitonas têm alto teor de gorduras monoinsaturadas que ajudam combater o nível de colesterol ruim no sangue e são fonte de vitaminas A, e E, minerais, como cálcio, ferro, e fósforo. Além de evitar o envelhecimento precoce, já que possui polifenois que evitam a formação de radicais livres. As moléculas de polifenois neutralizam os radicais livres, assim como a vitamina C do sumo de limão evita que a maçã descascada escureça. A azeitona também possui água e fibra alimentar, importante para o funcionamento do intestino.


Segundo Fabiane, o ideal é consumir em média de 5 a 7 azeitonas por dia, ou 1 colher de sobremesa de azeite de oliva extra virgem, para diminuir o nível de colesterol ruim. Para aqueles que possuem problemas com pressão alta, a nutricionista indica substituir a azeitona (que tem alto teor de sal) por uma mistura saudável e saborosa de ervas finas, limão, azeite de oliva para temperar a salada.

A azeitona pode ser considerada como um dos aperitivos mais saudáveis. Seis azeitonas, que contém aproximadamente 23 gramas, têm menos da metade das calorias de igual peso de amendoins ou cajus.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo