Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Aproveite o cereal

Cevada é um grão vai muito além da fermentação cervejeira

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
10 ago 2017 às 17:36
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Segundo relatório divulgado pelo Barth-Haas Group, empresa alemã de produtos e serviços relacionados ao lúpulo, o Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo e, para isso, o cultivo da cevada se faz essencial. No entanto, nem todos sabem que a utilidade do grão vai muito além da fermentação cervejeira.

O grão é rico em fibras, vitaminas B1, B2, magnésio, ferro, fósforo, zinco e, em menor quantidade, vitamina E e selênio, componentes fundamentais para manter a saúde em dia. Para quem não dispensa um bom café, mas tem problemas causados pelos malefícios da cafeína, a cevada é uma ótima alternativa para preparar a bebida.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Abaixo, Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis, lista cinco benefícios da cevada.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"

Imagem de destaque
Vida mais saudável

Probióticos e prebióticos: saiba quando usá-los para equilibrar a saúde intestinal


Auxilia no processo de emagrecimento. Segundo a nutricionista, as fibras da cevada estimulam a saciedade, o que facilita o controle das porções durante as refeições. "As vitaminas do complexo B presentes no grão ainda ajudam a manter o metabolismo em dia e dificultam o acúmulo de gordura", explica.

Publicidade


Sade cardiovascular. Incluir a cevada na alimentação é uma maneira de manter a saúde do sistema cardiovascular em dia. "Isso porque as fibras diminuem a absorção de colesterol no intestino, o que compromete a formação de placas nas paredes das artérias. Dessa forma, a possibilidade de obstrução das artérias, infarto e outras complicações cardíacas cai consideravelmente", pontua Cyntia.


Prevenção do diabetes. De acordo com a consultora, as fibras da cevada também têm um papel importante na prevenção da diabetes, "Essas fibras retardam a absorção do açúcar pelas células, diminuem a liberação de insulina pelo pâncreas e causam aumento da sensibilidade ao hormônio".


Previne a Osteoporose. Doença associada ao envelhecimento, a osteoporose aumenta a fragilidade dos ossos, e, consequentemente, eleva perigosamente o risco de fraturas graves. "Aqui entra mais um dos benefícios da cevada, pois o cobre, magnésio e fósforo, nutrientes presentes no cereal, contribuem diretamente para o fortalecimento dos ossos", destaca a nutricionista.

Sade da pele. Por fim, além de ser altamente benéfica para a saúde, a cevada também pode auxiliar nos cuidados estéticos. "O alto teor de selênio do cereal ajuda a manter a elasticidade da pele, fator que previne o envelhecimento precoce e protege o tecido contra os efeitos negativos da ação dos radicais livres", conclui.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade