Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Estica e puxa...

Colágeno ajuda a prevenir o envelhecimento da pele

Redação Bonde
15 out 2010 às 09:02

Compartilhar notícia

Embora sempre sintetizado pelo organismo, a tendência é que a produção de colágeno fique menor com o avanço da idade - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com o passar dos anos nosso organismo começa a apresentar perdas naturais como a baixa de hormônios. O envelhecimento da pele é um processo degenerativo progressivo que surge naturalmente e é resultante de um declínio fisiológico das funções do tecido cutâneo. "O declínio da qualidade do colágeno tem um papel primordial neste processo, resultando em sinais como a flacidez da pele, formação de rugas e prejuízo na renovação celular" explica o farmacêutico bioquímico Carlos Henrique Portes Malatrasi.

De forma natural, o colágeno é sintetizado e renovado continuamente por nosso organismo, no entanto, com o decorrer dos anos, sua síntese e renovação vão sofrendo um declínio progressivo, com evidente prejuízo corporal, físico e funcional. "A suplementação alimentar com colágeno hidrolisado é benéfico à saúde, pois é capaz de auxiliar no tratamento de alguns processos patológicos ou mesmo fisiológicos, como o próprio envelhecimento", diz o especialista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo pesquisas, os aminoácidos mais característicos do colágeno são a hidroxiprolina, que juntamente com a glicina e a prolina formam a seqüência predominante da cadeia colagênica, sendo este um fator determinante que contribui para a função estrutural e de sustentação do colágeno no tecido conjuntivo. Para o bioquímico estes aminoácidos são essenciais para a manutenção da estrutura da pele. "Estudos têm demonstrado efeitos positivos de suplementação do colágeno em processos de envelhecimento, cicatrização e até mesmo em tratamentos degenerativos", conclui.

Leia mais:

Imagem de destaque
Especialistas comentam

'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes

Imagem de destaque
Suplementação sem acompanhamento é perigosa

Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso


Dose recomendada


De acordo com pesquisa desenvolvida no Brasil pelo Medcin Instituto da Pele, a ingestão diária de 5g de colágeno hidrolisado constatou, na avaliação subjetiva e clínica, melhora na hidratação e flacidez da pele. Já na análise instrumental, foi identificada melhora de 5,5% na firmeza e 10% na elasticidade facial, além de melhora na hidratação cutânea.

Sem dúvida, os benefícios do colágeno hidrolisado no processo de envelhecimento cutâneo são evidentes. Esta importante proteína tem um grande potencial de prevenção e cuidado com a pele, sendo necessário apenas a ingestão diária de 5g. A suplementação de colágeno é essencial a partir dos 25 anos, principalmente para quem deseja retardar o envelhecimento da pele.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo