12/07/20
27º/15ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Dicas do especialista

Confira 5 opções para eliminar a farinha branca do seu dia a dia

Pixabay
Pixabay


O processo de refinar o trigo para transformar em farinha branca pode ser muito prejudicial e fazer com que o produto final não tenha mais as mesmas propriedades da sua matéria prima. Porém, existem maneiras saudáveis de substituir esse ingrediente industrializado.


"Hoje percebemos que este refinamento acaba por distanciar o vegetal dos seus valores nutricionais originais tornando-os maléficos à nossa saúde. Apesar de ser uma fonte rápida de carboidratos, energia pura, as medicinas tradicionais chinesa e ayurveda afirmam que não é possível extrair o Tchi, prana, na tradução mais ocidental: a energia, pois a essência da planta foi perdida no refinamento. A falta de nutrientes fica evidenciada pelo fato de que o pó raramente estraga, ou seja, bactérias e insetos não se interessam pelo que não tem nutrientes", explica o professor e naturopata Daniel Alan Costa.

Veja as dicas do especialista do que usar para fazer a substituição de farinha branca e ter uma dieta mais saudável:

Biomassa de banana verde - a biomassa de banana verde é um prebiótico, ou seja, ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, auxilia no processo de emagrecimento, pois mantém a sensação de saciedade por mais tempo devido às características de suas fibras, além de promover o controle da glicemia e do colesterol.

Farinha de mandioca - um dos grandes problemas da farinha de trigo refinada é o fato dela ser pró inflamatória, ou seja, provoca microinflamações de forma generalizada. A farinha de mandioca é a substituta ideal para esta condição, pois não contém glúten e gliadina, responsáveis por esse efeito.

Farinha de linhaça - promove saciedade e ajuda no controle de peso. Possui fitoesteróis que ajudam a regular problemas ginecológicos, como TPM e menopausa, previne diabetes e pressão alta e ajuda a prevenir colesterol alto, além de possuir antioxidantes que combatem informações e o envelhecimento.

Farinha de quinoa - considerada sagrada pelos Incas, utilizada nos Andes bolivianos há mais de 5000 anos, é fonte de proteínas e tem 16 aminoácidos essenciais presentes em sua composição, entre eles o triptofano, precursor da serotonina, neurotransmissor associado a sensação de relaxamento.

Farinha de arroz - é a principal substituta para a farinha de trigo em diversas receitas, como pães, massas, biscoitos e bolos. Quem não pode consumir glúten a elege como substituta ideal pelo preço acessível e por ser encontrada com facilidade. É vendida nas versões branca ou integral. Além disso, a farinha de arroz proporciona melhor espessamento da massa, deixando sua textura mais semelhante às receitas originais.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Levantamento
Maringá confirma mais 62 casos de Covid-19
11 JUL 2020 às 19h38
Balanço
Londrina não registra morte por Covid-19 nas últimas 48h
11 JUL 2020 às 18h51
Estatística
Paraná se aproxima de mil mortes pelo coronavírus
11 JUL 2020 às 17h09
Boletim da Sesa
Paraná soma 39.064 casos e 961 mortes pelo coronavírus
10 JUL 2020 às 18h58
Boletim
Londrina confirma 25 novos casos de Covid-19
10 JUL 2020 às 18h52
Boletim diário
Maringá tem 40 novos casos confirmados e três mortes por coronavírus
10 JUL 2020 às 17h31
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados