Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dicas do especialista

Confira 5 opções para eliminar a farinha branca do seu dia a dia

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
21 mar 2019 às 16:29
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O processo de refinar o trigo para transformar em farinha branca pode ser muito prejudicial e fazer com que o produto final não tenha mais as mesmas propriedades da sua matéria prima. Porém, existem maneiras saudáveis de substituir esse ingrediente industrializado.


"Hoje percebemos que este refinamento acaba por distanciar o vegetal dos seus valores nutricionais originais tornando-os maléficos à nossa saúde. Apesar de ser uma fonte rápida de carboidratos, energia pura, as medicinas tradicionais chinesa e ayurveda afirmam que não é possível extrair o Tchi, prana, na tradução mais ocidental: a energia, pois a essência da planta foi perdida no refinamento. A falta de nutrientes fica evidenciada pelo fato de que o pó raramente estraga, ou seja, bactérias e insetos não se interessam pelo que não tem nutrientes", explica o professor e naturopata Daniel Alan Costa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Veja as dicas do especialista do que usar para fazer a substituição de farinha branca e ter uma dieta mais saudável:

Leia mais:

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"

Imagem de destaque
Vida mais saudável

Probióticos e prebióticos: saiba quando usá-los para equilibrar a saúde intestinal


Biomassa de banana verde - a biomassa de banana verde é um prebiótico, ou seja, ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, auxilia no processo de emagrecimento, pois mantém a sensação de saciedade por mais tempo devido às características de suas fibras, além de promover o controle da glicemia e do colesterol.

Publicidade


Farinha de mandioca - um dos grandes problemas da farinha de trigo refinada é o fato dela ser pró inflamatória, ou seja, provoca microinflamações de forma generalizada. A farinha de mandioca é a substituta ideal para esta condição, pois não contém glúten e gliadina, responsáveis por esse efeito.


Farinha de linhaça - promove saciedade e ajuda no controle de peso. Possui fitoesteróis que ajudam a regular problemas ginecológicos, como TPM e menopausa, previne diabetes e pressão alta e ajuda a prevenir colesterol alto, além de possuir antioxidantes que combatem informações e o envelhecimento.


Farinha de quinoa - considerada sagrada pelos Incas, utilizada nos Andes bolivianos há mais de 5000 anos, é fonte de proteínas e tem 16 aminoácidos essenciais presentes em sua composição, entre eles o triptofano, precursor da serotonina, neurotransmissor associado a sensação de relaxamento.

Farinha de arroz - é a principal substituta para a farinha de trigo em diversas receitas, como pães, massas, biscoitos e bolos. Quem não pode consumir glúten a elege como substituta ideal pelo preço acessível e por ser encontrada com facilidade. É vendida nas versões branca ou integral. Além disso, a farinha de arroz proporciona melhor espessamento da massa, deixando sua textura mais semelhante às receitas originais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade