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Confira legumes e verduras para cultivar em casa e os benefícios para saúde

- Reprodução/Pixabay
Redação Bonde
21 mar 2016 às 14:31
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Você já pensou em fazer uma horta na sua casa? Se ainda não teve esta ideia, vai querer fazer uma após ler a matéria. Recentemente, na busca por alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxicos, cada vez mais as pessoas têm buscado cultivar seu próprio alimento em casa.

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Celebridades como a primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, que fez sua própria horta ecológica assim que pôs os pés na Casa Branca em 2009, com a intenção de 'promover uma alimentação saudável'.


Porém, ao contrário do que muitos pensam, hortas não são apenas modinhas do momento, são também portadoras de inúmeros benefícios para quem as tem.


A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês) atesta que as hortas domésticas têm representado uma "fonte cada vez mais importante de alimentos e nutrientes para as famílias pobres das zonas urbanas ou periféricas".


Além dos benefícios físicos e mentais de se cultivar uma horta, o hábito também pode ajudar as pessoas a terem uma alimentação mais saudável e a gastar menos dinheiro.
A BBC preparou uma lista com os vegetais mais fáceis de cultivar em casa elencando os benefícios que eles podem trazer à saúde.

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1) Tomates
Essa fruta originária do Equador, Peru e norte do Chile – e que consumimos como hortaliça – é um dos alimentos mais fáceis de plantar e é comum ser o ponto de partida dos iniciantes na aventura de ter uma horta em casa.


A diferença de sabor entre um tomate cultivado em casa e um que veio do supermercado pode ser gigantesca. As vantagens do tomate para a saúde estão na quantidade de nutrientes, como potássio e fósforo, assim como antioxidantes e vitaminas A, C e E.


De acordo com um estudo recentemente publicado na revista especializada Medical News Today, é um alimento "funcional" já que, além de sua função nutritiva, beneficia o organismo, prevenindo doenças crônicas, como problemas do coração, diabetes e câncer.


Os especialistas aconselham a cultivar a planta em um lugar com bastante luz e a regá-la em pequenas quantidades, algumas vezes por semana.


É importante plantar o tomate em solo profundo, porque ele desenvolve raízes grandes e extensas. As folhas mais próximas do solo são mais propensas a contaminações, então devem ser eliminadas regularmente.


2) Cenouras
Outra hortaliça muito fácil de cultivar e com altas propriedades nutritivas é a cenoura. Neste caso, o mais importante é manter a umidade da terra – quando elas começarem a crescer, já é possível diminuir a frequência de regar o solo.


As cenouras são ricas em vitamina A, antioxidantes e fibras. Costuma-se dizer que "comer cenoura faz bem para a vista", mas ela também fortalece os dentes e as gengivas, ajuda a combater a constipação e revigora mentes cansadas. A cenoura pode ser plantada ao longo de todo o ano e cresce sem grandes dificuldades.


3) Pimentas
A melhor época para plantar essa hortaliça, que é nativa da América Central e do Sul, é a primavera, porque ela é sensível ao frio.


Para cultivá-la, é preciso ter um terreno com bastante sol e plantar as sementes a uma profundidade entre 40 e 50 centímetros. É preciso também regá-la constantemente.


As pimentas verdes, vermelhas e amarelas contêm nutrientes como ácido fólico, tiamina e manganês e são ricos em fibras e em vitaminas C e B6. Também contêm uma sibstância que se chama capsaicina e têm efeitos analgésicos.


Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


4) Espinafre
Tanto o espinafre, como a couve e o brócolis são relativamente fáceis de plantar em casa. No caso do espinafre, é possível cultivá-lo em pequenas hortas, separadas por 30cm de distância entre si ou espalhando as sementes em vasos.


Ele prefere os solos ricos e úmidos, ainda que possa crescer em qualquer tipo de solo, com tanto que haja matéria orgânica suficiente.


Esse é o tipo de planta que não precisa de muito calor, nem de muito sol. É um alimento muito recomendado por causa de seu alto valor nutritivo, ainda que não se aconselhe o consumo exagerado, porque o ácido oxálico em excesso pode causar cálculo renal.


No entanto, o espinafre tem muitas propriedades e é um bom anti-inflamatório. Traz benefícios neurológicos e ajuda a regular a pressão arterial e a melhorar o metabolismo.
Além de ser muito duradouro – pode sobreviver a todo o inverno para ser consumido na primavera.


5) Ervilhas
As ervilhas concentram muitos minerais – potássio, fósforo, cálcio, ferro – fibras, açúcares, hidratos de carbono e proteínas, além de vitamina A. É um alimento indicado para diabéticos e ajuda a eliminar o colesterol. Também tem um efeito tranquilizante muito benéfico para o sistema nervoso e para ajudar a dormir bem.


Elas podem ser cultivadas principalmente no outono, em um clima fresco, sem muito calor, e se adaptam bem a todos os tipos de solo. Além de seus benefícios alimentares, as ervilhas também melhoram a qualidade do solo, já que elas fixam o nitrogênio na terra.

(com informações do site BBC)_


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