Uma alimentação equilibrada e boa hidratação não só garantem um corpo saudável, como uma pele jovem por mais tempo. É por meio de uma dieta saudável, esclarece a dermatologista Érica Monteiro, que é possível interferir na produção exagerada de radicais livres, que causam estragos nas células e levam ao envelhecimento precoce.
"Apesar de termos enzimas antioxidantes que neutralizam esses radicais livres, elas não dão conta do trabalho, principalmente se associarmos a uma série de maus hábitos à mesa, noites maldormidas, álcool, cigarro e sol em excesso", informa a especialista.
Em relação à alimentação, lembra a dermatologista, estima-se também que ao diminuir em 30% o total de calorias consumidas diariamente, não só é possível estender a vida por mais uma década, como desacelerar o envelhecimento do organismo, incluindo a pele.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Uma dieta saudável, geralmente rica em fibras, também repercute no melhor funcionamento do intestino. Quando ele não funciona bem, as toxinas proliferam pelo corpo e a pele sofre.
Os industrializados, por outro lado, disparam as inflamações. Segundo a dermatologista, açúcar e a farinha refinada são grandes vilões pois aumentam a produção de glicose, levando à glicação - processo que resulta na degeneração da pele, degradando tanto o colágeno como a elastina - responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele.
Mas quais os alimentos "amigos" da pele? Os de origem vegetal encabeçam a lista por serem ricos em vitaminas e sais minerais. Para acertar na hora de fazer o prato, veja uma lista organizada pela especialista com os 10 melhores alimentos para quem almeja uma pele de pêssego.
Aveia - Rica em vitaminas B1 e B2, ambas fazem bem à pele, e silício - importante na produção do colágeno que garante a sustentação da pele.
Azeite extravirgem - Rico em antioxidantes e vitaminas A, D e E - que retardam o envelhecimento precoce. O ideal é consumir uma colher de sopa por dia.
Castanha-do-Pará - Contém selênio, mineral que atua no combate aos radicais livres e é essencial no equilíbrio da tireóide, o que evitaria a oscilação do peso. Mas é calórica, deve ser consumida com moderação.
Cenoura - Essencial para manter a integridade das células da pele por conter altas quantidades de vitamina A. Já o betacaroteno consiste num fotoprotetor natural.
Frutas cítricas - Com altas quantidades de vitamina C, também têm o poder de neutralizar os radicais livres e auxilia na produção de colágeno, mantendo a pele firme. Exemplos: laranja, limão, acerola e kiwi.
Frutas vermelhas - Contém antocianina e ácido elágico, substâncias que evitam a formação de rugas. Exemplos: morango, amora, framboesa, entre outras.
Linhaça - O zinco auxilia na síntese do colágeno, dá sensação de saciedade e regula o funcionamento do intestino.
Salmão - Rico em ômega 3 que combate as reações inflamatórias do organismo.
Tomate - Possui licopeno e vitamina C que retardam o envelhecimento da pele. Já o magnésio e o sódio ajudam no combate à flacidez.
Vinho - Oferece várias substâncias antioxidantes, como o resveratrol, antocianinas e flavonoides. Mas é calórico e alcoólico, por isso não se deve tomar mais do que uma taça ao dia.