Uma pesquisa realizada pela Associação do Controle ao Estresse atestou que a população brasileira é a segunda mais estressada do mundo, perdendo apenas para a japonesa. O estudo ainda demostrou que 70% dos entrevistados culpam o trabalho pelo problema. No entanto, apesar do dado alarmante, a boa notícia é que o estresse pode ser minimizado pela combinação entre alimentação saudável, prática de atividades físicas e uma boa noite de sono.
"A química de alguns alimentos pode alterar a produção de substâncias que são responsáveis por transmitir impulsos nervosos no cérebro e, portanto, o que comemos interfere diretamente em nosso humor", explica a nutricionista Cyntia Maureen. Entre as opções que devem ser evitadas, ela destaca o café, chás preto ou verde, chocolate, álcool, gorduras, frituras e carboidratos refinados.
Veja cinco alimentos que auxiliam a combater o estresse e diminuir a tensão:
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Banana: a banana possui substâncias como triptofano, vitamina B6, magnésio e potássio. Elas estimulam a produção de serotonina, hormônio responsável por induzir o sentimento de bem-estar, e consequentemente ajudam a diminuir ansiedade e irritação.
Alface: o alface contém grande quantidade de lactucina e lactupicrina na composição. Essas substâncias, presentes no talo do alimento, atuam como calmantes e relaxantes naturais.
Frutas cítricas: como são ricas em vitamina C, as frutas cítricas reduzem a liberação do cortisol, conhecido como hormônio do estresse. Limão, morango, laranja e tangerina estão entre as principais fontes.
Leguminosas: são eficazes no combate ao estresse, pois, assim como a banana, apresentam elevados níveis de triptofano. Soja, feijão, lentilha, fava e grão de bico são alguns exemplos.
Alho: entre os diversos benefícios à saúde oferecidos pelo alho está o combate ao estresse. O alimento tem essa característica porque possui vitaminas do complexo B, C e aminoácidos, que limpam as toxinas impulsionadoras do estresse.