Muitos alimentos considerados saudáveis podem interferir na sua dieta. Por mais que eles não tenham muitas calorias, podem apresentar alto valor de sódio e gordura, e é aí que mora o perigo!
Sabe quando você está seguindo a dieta e ainda se esforçando na academia, e, mesmo assim os quilinhos extras parecem que continuam em seu corpo? Você pode estar sendo vítima dos alimentos falsos amigos da dieta!
De acordo com a médica ortomolecular Anna Bordini, da Clínica Bertolini, existem alimentos que merecem atenção extra na quantidade a ser consumida. "Barras de cereais ou biscoitos cream cracker podem conter sódio e gordura em excesso, o que prejudicará o resultado", explica.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
A médica alerta que olhar bem o rótulo dos alimentos é fundamental. O queijo branco possui diferentes valores calóricos conforme a marca. "O ideal é consumi-lo em quantidade moderada, apostando em versões lights", explica.
De acordo com a especialista, os mesmos cuidados tem que ser feitos com os refrigerantes zero. "Alguns possuem sódio em excesso, que pode interferir na pressão arterial e ser responsável pelos inchaços no corpo. Troque por um suco natural sem açúcar", ensina.
Conheça os alimentos inimigos da dieta:
Biscoito de água e sal - Muitos consomem as famosas cream cracker achando que são levinhas. Mas a farinha branca refinada tem alto valor calórico, sem vitaminas e minerais. Quatro unidades tem a mesma quantidade calórica de um pão francês. Experimente substituir por torradas integrais, que aumentam a saciedade.
Barras de cereais - Ricas em fibras, ajudam a controlar a fome e a regular o trânsito intestinal. Porém, muitas possuem mel, açúcar refinado, cobertura de chocolate e gordura hidrogenada, um perigo para a dieta. Aposte em barrinhas de frutas desidratadas, como uvas-passas, damasco ou ameixas secas.
Margarina - Para perder peso é melhor evitá-la, pois contém grande quantidade de gordura hidrogenada e componentes químicos nocivos à saúde.
Molho para saladas - Mesmo as versões light são ricas em calorias e geralmente possuem 50% a mais de sódio que a tradicional. Troque por temperos naturais.
Frutas - É preciso consumir diferentes frutas para obter benefícios nutritivos. Comece a evitar o abacate e o açaí, eles são altamente calóricos.
Creme de leite - No creme de leite light, por exemplo, há uma redução de gordura mas com um aumento de sódio. Substitua por iogurte natural desnatado.
Carnes - As carnes vermelhas têm alto teor de gordura. Prefira o consumo de peixe e carne branca, que são 20% menos calóricas que a carne vermelha.
Sucos industrializados - Evite consumir em excesso, pois contêm sódio, além de perder fibras, vitaminas e substâncias antioxidantes da fruta natural. Dois copos por dia é o máximo. Experimente fazer sucos naturais com frutas mais docinhas e não adicione açúcar. (Fonte: Ego)