Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Aliado

Consumo de amendoim ajuda a baixar o nível do colesterol

Redação Bonde
23 out 2012 às 09:14
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O consumo de amendoim no Brasil tem se diversificado nos últimos anos, principalmente devido aos seus benefícios alimentares. Atualmente, é usado em biscoitos, doces, sorvetes e snacks. Como lanche rápido, acompanha o brasileiro em estádios, shows, reuniões e voos nacionais. Pesquisa realizada pelo Ibope, encomendada pela Abicab (Associação Brasileira das Indústrias de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), revela que 66% da população brasileira tem o hábito de consumi-lo.

O amendoim tem grande quantidade de proteínas vegetais – de 25% a 30% de sua composição – e é rico em fitoesteróis, um tipo de gordura presente em óleos vegetais e frutos oleaginosos, reconhecida desde a década de 50 por sua capacidade de baixar os níveis de colesterol ruim (LDL) do sangue. Ela auxilia, ainda, no controle do peso, da gordura abdominal e dos níveis de açúcar no sangue.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quando consumido na quantidade certa (recomenda-se 30g por dia) e em lanches intermediários, o amendoim garante a saciedade por mais de duas horas, o que inibe a ingestão de lanches mais calóricos. Ou seja, além de não engordar, ajuda no processo de reeducação alimentar.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"


Novas pesquisas têm demonstrado que os fitoesteróis possuem efeito anticancerígeno, com atuação no organismo em diferentes frentes: inibindo a proliferação celular, estimulando a morte de tumores e modificando alguns dos hormônios que levam ao crescimento destes.

Publicidade


Estudo publicado no The Journal of Nutrition, em 2008, revelou que um grupo de pessoas que consumiu amendoim diariamente apresentou 33% menos incidência de tumores. O Estado de São Paulo é responsável por 80% da produção nacional de amendoim, sendo a Santa Helena, situada em Ribeirão Preto, a maior empresa fabricante de confeitos à base de amendoim. Inclusive, foi uma das primeiras do setor de amendoim a obter o selo de qualidade Pró-Amendoim, da ABICAB, que atesta a boa procedência, o excelente armazenamento e a qualidade de todos os produtos fabricados pela empresa.


A presença do selo nas embalagens é mais uma confirmação da qualidade da marca, conquistada nestes 70 anos de presença no mercado brasileiro. As análises dos produtos são realizadas pela SGS do Brasil, empresa suíça de renome internacional, contratada pela ABICAB para emitir a certificação do Pró-Amendoim.

Publicidade


Para manter esse reconhecimento internacional, a empresa investe constantemente em profissionais altamente capacitados, matérias-primas selecionadas e em melhorias nos processos de instalação e tecnologia de suas unidades. Toda a preocupação da Santa Helena com seus produtos vem garantindo o reconhecimento e a admiração dos consumidores.


"A composição do amendoim é rica em ácidos graxos insaturados, benéficos à saúde, e fonte de proteína vegetal, fibra dietética, minerais, vitaminas e antioxidantes. Por isso, é um grande aliado da nutrição humana", afirma o gerente de produtos da Santa Helena, João Lise.

Produzido em áreas de renovação com cana-de-açúcar, o amendoim promoveu significativas mudanças econômicas ao gerar empregos e renda no interior paulista, em regiões sem espaço para uma cultura alternativa. Pequenos produtores de cana, por meio de arrendamentos, tornaram-se grandes produtores de amendoim. Cidades como Jaboticabal, Dumont e Ribeirão Preto são grandes produtoras e pioneiras no modelo de rotação da cana-de-açúcar com amendoim. Em todo o Brasil, estima-se uma produção que supera 300 mil toneladas na safra 2011/2012.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade