Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entenda!

Consumo de cenoura crua fortalece a saúde dos dentes e da boca

Redação Bonde
01 abr 2015 às 16:50

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os suplementos podem fornecer as vitaminas necessárias do organismo durante o dia, porem existem alimentos que podem ajudar na saúde. Um bom exemplo, é a cenoura rica em vitamina A e uma série de outros benefícios para a saúde, incluindo pele bonita, prevenção do câncer e anti-envelhecimento.

Cenoura crua

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os benefícios da cenoura crua são, principalmente, fortalecer a saúde dos dentes e da boca, e um dos motivos é porque, ao morder a cenoura, ela raspa a placa bacteriana e retira os alimentos e partículas presas dos dentes. A cenoura crua estimula as gengivas e provoca muita salivação que, sendo alcalina, equilibra as bactérias da boca e também protege os dentes das cáries.

Leia mais:

Imagem de destaque
Especialistas comentam

'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes

Imagem de destaque
Suplementação sem acompanhamento é perigosa

Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso


Melhora a visão

Publicidade


A velha citação que diz que as cenouras são "boas para os olhos" é uma das poucas que está correta. As cenouras são ricas em beta-caroteno, que é convertido em vitamina A no fígado. Vitamina A é transformada em rodopsina na retina, um pigmento necessário para visão noturna.


Também está provado que o beta-caroteno protege contra a degeneração ocular e contra as cataratas. Um estudo descobriu que pessoas que comem cenoura têm 40% menor risco de degeneração ocular do que aquelas que consumiram pouco.

Publicidade


Prevenção de câncer


Estudos têm demonstrado que a cenoura reduz o risco do câncer do pulmão, da mama e do cólon. Pesquisadores descobriram que contem falcarinol e falcarindiol que tem propriedades anti-câncer.

Publicidade


O falcarinol é um pesticida natural, produzido pela cenoura que protege as suas raízes de doenças fúngicas. As cenouras são uma das fontes mais comuns deste composto. Um estudo mostrou que os ratos que comiam cenouras apresentavam 1/3 de menos risco de cancro.


Anti-envelhecimento

Publicidade


Reprodução
Reprodução


O alto nível de beta-caroteno atua como um antioxidante contra danos celulares, ajudando a retardar o envelhecimento das células.


Pele saudável e brilhante

Publicidade


Vitamina A e os antioxidantes protegem a pele dos danos do sol. Deficiências de vitamina A causam secura de pele, cabelo e unhas. A vitamina A previne a formação precoce de rugas, acne, pele seca, pigmentação, manchas e tom de pele irregular.


Um poderoso anti-séptico

Publicidade


São conhecidas por prevenir a infecção. Podem ser usadas cortadas, ralada, cozida, crua ou amassada.


Previne doenças cardíacas


Estudos mostram que dietas ricas em carotenóides estão associadas a um menor risco de doenças cardíacas. A cenoura tem betacaroteno e também alfa-caroteno e luteína.


O consumo regular de cenouras também reduz os níveis de colesterol, porque as fibras solúveis ligam-se com os ácidos biliares.


Limpar o organismo


A vitamina A auxilia o fígado na liberação das toxinas do corpo. Reduz a gordura no fígado e na bílis. As fibras presentes nas cenouras ajudam a limpar o cólon e acelerar o movimento dos resíduos.


Dentes e gengivas saudáveis


A cenoura limpa os dentes e a boca. Raspa a placa bacteriana e retira os alimentos e partículas como uma escova ou pasta de dentes. As cenouras estimulam as gengivas e provocam muita saliva que, sendo alcalina, equilibra as bactérias da boca. Os minerais das cenouras evitam danos nos dentes.


Evita o acidente vascular cerebral (AVC).


Um estudo da Universidade de Harvard, aponta que as pessoas que comem mais de seis cenouras por semana são menos propensas a sofrer um derrame do que aquelas que comem apenas uma cenoura por mês ou menos.

(Com informações Meihua/ tuasaúde)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo