Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção

Cosméticos estão entre as maiores causas de alergia

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
06 mar 2017 às 15:15
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) alerta para um dos tipos mais comuns de alergia: o relacionado a cosméticos. Esmaltes, lápis de olho, batom, tinta para cabelo estão entre os mais relatados. As reações causadas por cosméticos podem ser de dois tipos: dermatite de contato irritativa e dermatite de contato por hipersensibilidade.

A primeira é a mais comum e pode dar coceira, queimação e sensação de "picadas", surgindo logo após a aplicação do produto. O segundo resulta da sensibilização alérgica e não depende de ação irritante ou tóxica do produto sobre a pele. A alergia não aparece na primeira vez em que é usado o produto, mas sim com o passar do tempo. Os principais sintomas das alergias a cosméticos são: vermelhidão na pele, inchaço, formação de bolhas, coceira.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Várias substâncias usadas na pele, como perfumes, cremes e cosméticos, são mais reativas se expostas à luz solar, podendo causar as chamadas fotodermatites. "Ainda temos outras dificuldades, como, por exemplo, os rótulos desses produtos, que trazem informações confusas, em uma linguagem desconhecida do público leigo", conta a Coordenadora de Assuntos Comunitários da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), Fátima Emerson.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"


Tatuagens de henna são populares no verão, tanto em adultos como em crianças, pelo fato de serem temporárias e consideradas sem riscos. Porém, alguns tipos de henna negra recebem a adição de parafenilenodiamina, com objetivo de tornar a secagem mais rápida e realçar o desenho. Contudo, as tatuagens temporárias que contém altas taxas desta substância são mais agressivas ao organismo, com maior chance de provocar alergia.

Mas há algumas dicas podem ajudar como usar somente produtos de qualidade certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), guardar os cosméticos em lugar fresco e protegido da luz solar; não usar produtos que estejam com o prazo de validade vencido; Não compartilhar maquiagens com outras pessoas; evitar usar perfumes quando for à praia ou quando se expuser ao sol. Em caso de dúvidas sobre um determinado cosmético, peça orientação a um médico.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade