De acordo com uma pesquisa realizada pela Unicamp, cerca de 40% da população brasileira é intolerante à lactose - açúcar presente no leite e em seus derivados. Pensando nessas pessoas, A Grande Escola – a escola das coisas que não se aprendem na escola - realizará no dia 22 de maio, das 19h às 22h, o curso "Sem lactose, com sabor – Dicas e receitas sem lactose". A instituição fica em Curitiba.
Ministrado pela nutricionista Juliana Trevilini e pelas chefs de cozinha Bárbara Lacerda e Iracema Bortoco, o curso ensinará as pessoas a descobrirem se são intolerantes à lactose e ainda apresentará receitas deliciosas que não levam leite e seus derivados nas suas formulações.
Quem é intolerante à lactose manifesta alguns sintomas após o consumo de lacticínios, como: dor, distensão e cãibras abdominais, náuseas e vômitos, diarreia e produção de gases. "Estes sinais ocorrem pela ação de bactérias intestinais sobre a lactose. Quando eles surgem é imprescindível procurar um profissional para diagnosticar e orientar corretamente sobre como proceder com a alimentação", ressalta a nutricionista funcional Juliana Trevilini.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Mesmo sem tratamento, a intolerância à lactose pode ser controlada com mudanças na dieta alimentar. "O paciente deve deixar de consumir lacticínios ou comprar e ingerir a enzima lactase industrializada", ensina a nutricionista.
Eu sou intolerante?
A descoberta da intolerância à lactose pode ser detectada por quatro exames: tolerância à lactose, hidrogênio exalado, deposição de ácidos e o exame genético. Nos dois primeiros são ingeridos líquidos com alto teor em lactose. No primeiro, sucessivos exames de sangue serão feitos para observar o nível de glicose no sangue e no segundo, a medição do nível de hidrogênio expirado será observada. Caso o resultado seja alto, está confirmada a disfunção.
A deposição de ácidos é realizada em crianças e no exame são avaliadas amostras de deposição do intestino grosso, que produz ácidos graxos e ácido láctico quando a lactose é fermentada pelas bactérias do intestino. O exame genético é realizado tirando uma amostra de sangue, que é analisado e, normalmente, o resultado sai em sete dias.
O curso
O curso "Sem lactose, com sabor", que acontecerá na próxima terça-feira, mostrará como descobrir se é ou não intolerante à lactose, como modificar a alimentação, quais os principais cuidados que o intolerante deve tomar e qual a diferença entre intolerância e alergia. As chefs ensinarão ainda deliciosas receitas, sem o uso de ingredientes que levam lactose. Qual intolerante nunca sonhou em voltar a comer leite condensado? Essa e outras receitas serão dadas no curso.
Serviço:
O Curso "Sem lactose, com sabor – Dicas e receitas sem lactose" ocorrerá no dia 22 de maio, das 19h às 22h, na Aldeia Coworking - Rua José Loureiro, 347, 1º andar, Curitiba (PR). Mais informações e inscrições pelo site www.agrandeescola.de ou pelo telefone (41) 4063-8551.