Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Rico em fibras

Damasco seco tem valor nutricional maior que o fresco; conheça benefícios da fruta

Redação Bonde
20 mar 2014 às 10:12
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você sabia que o damasco desidratado tem mais poder nutritivo que o fruto fresco? Isso ocorre porque, quando dissecada, a quantia de água presente na fruta passa de 67% para 23%, por isso concentra os minerais e vitaminas. "Em contrapartida, as calorias no damasco seco aumentam, por isso deve ser consumido com cuidado", explica Rosângela Cristina, proprietária da Cacau Nuts e pesquisadora do segmento de castanhas e frutas secas.

Originário da família do pêssego, o damasco se destaca pela quantia de fibras em sua composição: dois gramas em três unidades da fruta seca, por isso auxilia no funcionamento do intestino e na regulação do metabolismo. "Ele também pode ser consumido in natura e na preparação de pratos doces ou salgados, porém na forma seca ele tem mais minerais e vitaminas em menos unidades do fruto", expõe.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os ossos também são beneficiados pelo consumo diário do damasco, já que concentram cálcio e o boro, que combatem a osteoporose. Além disso, o fruto concentra o ferro, que previne a anemia por ser componente da hemoglobina – uma parte do sangue que carrega oxigênio para as células. "Em cem gramas de damasco se encontram 4,71 miligramas de ferro, metade do indicado para o consumo durante um dia", revela a especialista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"


Rico em vitamina A

Aliado aos minerais encontrados no damasco, a Vitaminas A também compõe o fruto e colabora com a manutenção da saúde. O betacaroteno do componente protege a visão, fortifica a pele e o sistema imunológico, além de evitar o envelhecimento precoce pela renovação das células. "Três unidades do damasco seco representam 30% da quantia total de Vitamina A necessária para o dia, que é de um grama", finaliza Rosângela.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade