Muitas pessoas passam o ano inteiro com a vida desregrada e presas à uma rotina de exageros, consumindo alimentos errados e deixando de lado a prática de exercícios fisicos.
Segundo a nutricionista do NaturalemCasa.com, Audrey Abe, conforme o verão se aproxima, as pessoas se 'desesperam' para entrar em forma o mais rápido possível, o que pode ser um grande problema. A especialista explica que dietas da moda ou que promovem mudanças radicais de hábitos são arriscadas e podem ter efeitos danosos.
Ela defende o respeito às individualidades de cada um para que o processo tenha o resultado esperado e que não dure apenas uma estação. "Milagre não existe, mas se começar agora, é possível alcançar o seu objetivo até a tão esperada estação", aconselha. Audrey preparou uma lista com dez dicas práticas para que você possa emagrecer de forma saudável e, definitivamente, faça as pazes com a balança:
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
1. Não passe de três horas em jejum - No intervalo das principais refeições faça pequenos lanches. Isso fará com que você não fique com muita fome na hora das refeições, evitando que coma além do necessário. Além disso, ajuda a acelerar o metabolismo por estar sempre digerindo o alimento presente no sistema digestório.
2. Nos intervalos das refeições faça escolhas saudáveis - Dê preferência as frutas, iogurtes desnatados ou biscoitos integrais, pois além de serem práticos de carregar, servem como uma alternativa saudável e saborosa às batatinhas, doces e salgadinhos.
3. Não coma com pressa - Você já escutou o ditado que a refeição é um horário sagrado? Então, mastigue bem os alimentos, repousando os talheres no prato a cada "garfada". E não se esqueça que a sensação de saciedade leva 15 minutos para chegar ao cérebro.
4. Prepare pratos coloridos - Além de parecerem e serem mais apetitosos garantirá, também, o consumo de diversas vitaminas e minerais.
5. Opte por alimentos ricos em fibras - Alimentos como os grãos integrais, vegetais e frutas, são fontes desses nutrientes que ajudam o organismo a se sentir satisfeito ingerindo menos calorias.
6. Tenha sempre em casa alimentos saudáveis - Esse é o segredo para evitar as refeições prontas ou industrializadas, que são calóricas, ricas em gordura e pouco nutritivas.
7. Quando for comer fora, preste atenção no tamanho das porções - Em restaurantes e lanchonetes geralmente as porções são maiores, levando-o a comer demais. Além disso, opte por cardápios com baixo teor de gordura. Evite frituras, dando preferência aos grelhados, assados e feitos no vapor, e carnes magras.
8. Estabeleça metas reais e atingíveis - A motivação é o segredo para continuar empenhado em qualquer projeto, especialmente em uma nova rotina alimentar. A dica é preparar um diário alimentar registrando os alimentos consumidos durante cada dia, a quantidade, o horário, o local e o que sentiu em cada refeição. Isso o conscientizará do que realmente come e permitirá ver o que "engatilhou" a sua fome e o que satisfez o seu apetite.
9. Beba muita água - É imprescindível que o seu corpo esteja sempre bem hidratado. Por isso, ingira, pelo menos, 2 litros de água por dia. Para isso, ande sempre com uma garrafinha (na bolsa, mesa do trabalho, durante a atividade física etc.). A água vai ajudar o seu corpo a se manter hidratado e a eliminar as toxinas.
10. Pratique uma atividade física que o agrade - Esse fator é muito importante no processo de emagrecimento também, pois ajudará a queimar a gordura acumulada no corpo e fará o seu organismo trabalhar mais rápido durante o dia, consequentemente, queimando mais gordura.