É cada vez mais comum encontrarmos pessoas alérgicas ou intolerantes à lactose em busca de alternativas que possam substituir o leite convencional. Hoje, o mercado já oferece opções com baixa lactose ou zero lactose, mas para falar a verdade, o sabor não é assim tão fiel ao leite integral ou semidesnatado, por exemplo. Além disso, nos últimos anos tem ocorrido uma tendência mundial em trocar o leite de vaca por opções de fonte vegetal, como o de soja e aveia.
Se você se encaixa em um desses perfis de consumo, uma ótima alternativa é o leite aveia. Entre outras vantagens, essa versão de leite pode ser feita em casa e é uma das mais baratas em termos de leite vegetal. De quebra, o produto ainda ajuda a controlar a flora intestinal e a reduzir o colesterol e os triglicérides do sangue. Essa também é uma saída para quem quer emagrecer, pois o leite de aveia sacia a fome e contém carboidratos complexos, que são absorvidos de forma lenta pelo organismo. Veja a seguir uma receita fácil para fazer em casa seu próprio leite de aveia:
Ingredientes:
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
- 2 xícaras de chá de aveia em flocos
- 3 xícaras de chá de água (filtrada ou mineral)
- 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
- Açúcar ou adoçante a gosto (opcional)
Como fazer:
Deixe a aveia de molho na água por, no mínimo, uma hora. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bate por, aproximadamente, cinco minutos. Coe a mistura com a ajuda de um pano fino e leve à geladeira. O leite pode ser armazenado por até três dias. Os resíduos da aveia que ficaram na "peneira" podem ser usados em receitas de pães ou bolos, por exemplo. (Fonte: Ciclo Vivo)