Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Rico em vitaminas

Efeitos benéficos do quiabo incluem o combate a problemas respiratórios

Redação Bonde
03 nov 2015 às 15:44
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

astante conhecido na culinária brasileira, principalmente do estado de Minas Gerais, o quiabo é o fruto da abelmoschus esculentus, planta da família da malva. Originário da África e trazido para o Brasil pelos escravos, o quiabo é uma cápsula fibrosa cheia de sementes, colhida antes de chegar à fase de maturação.


Rico em vitamina A, B1 e B2, além de minerais, proteínas e fibras, este alimento proporciona diversos benefícios à nossa saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Propriedades e benefícios do quiabo
O quiabo é rico em vitamina A, que mantém a boa saúde da visão; vitaminas do complexo B, importantes para o processo de crescimento; e minerais como o cálcio, ferro, fósforo e cobre, que são fundamentais para a formação dos ossos, dentes e sangue.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"


No reino vegetal, o quiabo é o alimento que fornece maior quantidade de flavonoides, um grupo de antioxidantes, que combate a ação dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce das células e protegendo o organismo de diversas doenças.

Publicidade


Cada 100 gramas de quiabo contêm apenas 30 calorias e, por este motivo, é um fruto recomendado para os indivíduos que desejam controlar ou perder o excesso de peso.


O quiabo é rico em fibras alimentares e folatos, e não contém gorduras saturadas nem colesterol. Este fruto também possui uma quantidade significativa (36% do valor diário recomendado) de vitamina C, no entanto, o nutriente é perdido durante o cozimento.

Publicidade


Devido aos nutrientes presentes no quiabo, este alimento auxilia no tratamento do peristaltismo, combate a constipação e ajuda a reduzir a tosse e o resfriado.


Por ser um alimento de fácil digestão, o quiabo também é indicado no tratamento de casos de infecções do intestino, bexiga e rins.


De acordo com um estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em parceria com o instituto agronômico do município, o quiabo atua na redução do colesterol e controla os níveis de açúcar no sangue.

A baba do quiabo, desprezada por muitos, é rica em fibras solúveis, proporciona a sensação de saciedade e ajuda a controlar os níveis de glicose.
(com informações do site Remédio Caseiro)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade