Já pensou em dar adeus à gordura da barriga, à retensão de líquido e ainda emagrecer tomando chá? Com poder antioxidante e diurético, o chá de hibisco é um dos maiores aliados na dieta para quem quer emagrecer rápido e com saúde. Com um gostinho leve de framboesa, em que dá para sentir até o amargor da fruta no fundo, o chá é feito com o cálice do botão seco da flor Hibiscus Sabdariffa.
Repleto de nutrientes, ele proporciona diversos benefícios à saúde e promete emagrecer até 4 kg em 15 dias.
Esse chá é tão benéfico ao emagrecimento por conta da alta concentração de antocianina (um pigmento da família dos flavonoides), que tem ação antioxidante e ajuda a eliminar boa parte dos radicais livres do organismo. Além disso, ele também tem ação anti-inflamatória, que combate o inchaço das células, assim, sendo um ótimo aliado na batalha contra a retenção de líquido.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
Segundo a nutricionista Carla Daniel, este chá ajuda a livrar o organismo de toxinas, substâncias inimigas do emagrecimento.
O excesso de radicais livres no organismo advêm de uma alimentação completamente errada, rica em açúcares, gorduras e substâncias que incham as células. Como consequência, vêm o sobrepeso. Uma alimentação balanceada, com o chá de hibisco no cardápio, ajuda a acelerar a queima de gordura e a limpar o organismo.
Combate à gordura
Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Ethnopharmacology da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia, o chá de hibisco é capaz de reduzir o que médicos chama de adipogênese. Que, popularmente, nada mais é do que a já conhecida gordura acumulada na barriga ou nos quadris.
Ficou comprovado que, doses diárias de chá de hibisco, contribui para que menos gordura fique acumulada na região do abdômen e nos quadris. Ainda assim, a pesquisa não deixa claro qual é a substância principal do chá que tem este benefício. Porém, ela é associada a existência de flavonoides que contribuem para reduzir o depósito de gordura.
Bomba emagrecedora
Chá de hibisco + termogênicos
Para quem quer emagrecer, combinar o chá com alimentos termogênicos pode ser a chave do sucesso. Isto porque o primeiro irá evitar que a gordura se acumule na região do abdômen e quadris enquanto o segundo será capaz de aumentar o gasto energético. Uma boa opção de bebida termogênica é o chá verde. Para quem gosta, adicionar uma pitada de canela ao chá de hibisco também é ótima opção, aponta a nutricionista.
Mas, cuidado! Por ter ação diurética, o consumo em excesso do chá pode fazer com que nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo como cálcio, potássio, sódio e magnésio sejam "jogados fora" e leve à desidratação. Consuma apenas a quantidade indicada pelo seu nutricionista. O indicado, normalmente, é até 1 litro do chá por dia, alternando com o consumo de mais 2 litros de água por dia. É possível encontrar o chá em lojas de produtos naturais
Quem adora tomar chá pode se beneficiar de alguns poderes e combinações que as ervas têm. O chá de hibisco, por exemplo, ajuda a detonar a gordura. Faça esta receita elaborada pela nutricionista Carolina Nizer, do Lapinha SPA, e emagreça! Quer saber como fazer?
Chá de hibisco
Este chá deve ser tomado três vezes por semana, dois litros por dia.
Ingredientes:
- Quatro colheres (sopa) de hibisco
- Três colheres (sopa) de abacaxi desidratado
- Duas colheres (sopa) de maça desidratada
- Uma colher (sobremesa) de cravo
- Dois pedaços médios de canela em rama
- Dois litros de água
Modo de Preparo
Coloque os ingredientes em uma vasilha e acrescente dois litros de água e deixa ferver por dez minutos
Fique atento!
Apenas o consumo do chá não é garantia de emagrecimento eficaz. É preciso aliá-lo a uma dieta balanceada e a comer de três em três horas alimentos que ajudam a dar um "gás" no metabolismo. (Fonte: R7)