Embora a grande maioria das pessoas ainda não saibam, o colágeno é uma proteína que tem como principal função manter unidas as células do corpo, além de ser um componente proteico de ossos, cartilagens e órgãos como a pele, entre outros.
Ao longo da vida, nosso corpo produz o colágeno, mas, quando entramos na chamada fase adulta, por volta dos 30 anos de idade, os primeiros sinais da diminuição na produção desta proteína são notados: aparecimento de rugas no rosto, fragilidade óssea e flacidez ao longo do corpo.
Portanto, assim como todos os nutrientes, o colágeno também precisa ser reposto no organismo.
Leia mais:
'Caso Panetone' reacende debate sobre contagem de calorias e terrorismo nutricional nas redes
Uso de creatina não é para todos e consumo em excesso pode ser prejudicial
Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram
Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso
De acordo com a nutricionista Flavia Morais, gerente de Nutrição e Desenvolvimento de Produtos do Mundo Verde, alimentos como a carne vermelha, frango e peixe ajudam na formação de colágeno, mas a suplementação para pessoas acima dos 30 anos é recomendada. "O colágeno pode ser reposto por meio de suplementos disponíveis em pó ou cápsulas, mas é importante que seu consumo esteja associado a uma alimentação saudável e balanceada" explica.
O consumo regular dessa proteína previne ainda a celulite, fortalece cabelos e unhas, e é constantemente aliada às dietas de emagrecimento.